Record (Portugal)

PREVENTIVA CONFIRMADA PARA MACACO

Líder dos Super Dragões e Hugo Polaco privados de liberdade. Vítor Catão ficará em casa com pulseira eletrónica

- PEDRO MORAIS E ANDRÉ MONTEIRO

Em traços gerais, o juiz de instrução criminal Pedro Miguel Vieira, responsáve­l por esta fase da Operação Pretoriano, confirmou a promoção das medidas de coação apresentad­as pelo Ministério Público para os 12 arguidos do processo. Quer isto dizer que Fernando Madureira e Hugo Polaco vão ficar em prisão preventiva enquanto aguardam pela acusação do MP, ao passo que Vítor Catão irá cumprir prisão domiciliár­ia assim que estejam reunidas todas as condições para tal.

Ainda que em modalidade­s menos gravosas, os restantes arguidos também lhe viram ser aplicadas medidas de coação. Seis deles, nos quais se inclui Sandra Madureira, têm várias obrigações a cumprir, com destaque para as apresentaç­ões às autoridade­s três vezes por semana, concretame­nte segundas, quartas e sextas-feiras, às quais se somam os dias nos quais a principal equipa de futebol do FC Porto tiver jogo. Curioso o detalhe de que a proibição de entrada em recintos desportivo­s é apenas restrita a espaços nos quais atuem equipas das diversas modalidade­s dos dragões.

Mais leves foram as medidas aplicadas aos dois funcionári­os do FC Porto, Fernando Saul e Tiago Aguiar, assim como a António Moreira de Sá, que se ficam sobretudo pela proibição de contactos com os restantes envolvidos no processo, além do termo de identidade e residência. Com os ainda detidos a serem transporta­dos ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto ainda antes das 15 horas, os restantes começaram a chegar por volta das 16 horas, hora para a qual estava agendado o início dos procedimen­tos judiciais. Depois de algumas horas de espera, com algumas equipas de defesa a irem buscar croissants para o lanche dos respetivos constituin­tes, as decisões foram comunicada aos arguidos ao final da tarde. Segundo a CMTV, Sandra Madureira emocionou-se no momento em que percebeu que o seu marido, Macaco, como é conhecido, iria ficar privado da sua liberdade.

Ao fim da noite, destaque para os aplausos e gritos de incentivo de um grupo de algumas dezenas de pessoas, aparenteme­nte elementos dos Super Dragões, dirigidos à carrinha que levou Macaco, cujo telemóvel, de acordo com a CMTV, já terá sido desbloquea­do e estará a ser objeto de uma perícia, do TIC. *

SANDRA MADUREIRA, QUE SE TERÁ EMOCIONADO AO SABER DA SITUAÇÃO DO MARIDO, COM APRESENTAÇ­ÕES PERIÓDICAS

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal