Record (Portugal)

Saúde e doença grave

- Octávio Ribeiro Jornalista PORTUGAL É UM ESTADO DE DIREITO

A ATUAL SITUAÇÃO DO SR. MACACO MOSTRA QUE

MANDAR UM ABRAÇO AO CHEFE DA CLAQUE ‘AMIGO NÃO ÍNTIMO’ FOI DESPROPOSI­TADO E MESMO VIL. NESSAS DECLARAÇÕE­S SOBRE O SR. MACACO (AGORA JÁ EM PRISÃO PREVENTIVA) PINTO DA COSTA ASSUMIU QUE NÃO É O PRESIDENTE DE TODOS OS SÓCIOS DO FC PORTO

Se quisermos encontrar uma imagem para ilustrar o momento da equipa do Sporting, peguemos no sprint de Gyökeres, de área a área, com o cronómetro a bater nos 90 minutos de jogo. A equipa de Amorim respira saúde e alegria. A bola gira com facilidade entre as peças, para depois travar – por vezes em demasia – quando chega aos pés de Edwards ou Trincão. No topo da pirâmide o avançado sueco que, sempre com um sorriso, não sabe jogar a brincar.

Também Amorim está em grande forma.

As palavras escolhidas para comentar o jogo vergonhosa­mente adiado em Famalicão são a melhor forma de motivar a equipa. Para o grupo de trabalho, o Sporting está a dois pontos da liderança e quer lá chegar. Ninguém deve fazer contas com os pontos postos no congelador pelo golpe policial.

Com o cabecilha da sua guarda pretoriana detido,

Pinto da Costa fez um lancinante discurso onde atacou tudo o que não é fiel jurado. Até os jornais mais locais do Porto, sempre cautelosos e tementes aos poderes fáticos da cidade, levaram uma valente saraivada de críticas de um líder cego pelo perigo da perda do poder. Foram injustas as críticas aos que se limitaram a noticiar factos que não podiam ocultar, sem nunca terem investigad­o nada de relevante ligado ao clube e respetiva claque.

Mas mesmo o jornalista mais míope, quando a

realidade lhe cai sobre a cabeça, sente o dever de escrever umas linhas. O discurso do velho líder exalou ódios, fez promessas inatingíve­is e o beijo que Sérgio Conceição lhe pousou na testa é um sinal da gratidão que o treinador acha devida a quem o acompanhou ao longo da sua carreira no futebol.

Mandar um abraço ao chefe da claque ‘amigo não íntimo’

foi desproposi­tado e mesmo vil. Nessas declaraçõe­s sobre o sr. Macaco (agora já em prisão preventiva) Pinto da Costa assumiu que não é o presidente de todos os sócios do FC Porto. Os que são agredidos, vilipendia­dos, os que não podem expressar as suas dúvidas ou ideias ficam fora do grupo de Pinto da Costa. O FC Porto está doente.

Um amigo, portista de berço, próximo de Pinto da Costa até tempos recentes,

disse-me há poucos dias não acreditar que as eleições corressem de forma transparen­te. Que haverá pelo menos um ambiente latente de ameaça, para desmobiliz­ar os opositores de Pinto da Costa menos corajosos. Cabe às outras listas concorrent­es e, se necessário, à autoridade do Estado garantir que a votação decorrerá em paz e liberdade. A atual situação do sr. Macaco mostra que Portugal é um Estado de Direito. Sem temer as hordas dos principais estádios de futebol.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? EDUARDO DÂMASO
EDUARDO DÂMASO
 ?? ?? RUI CALAFATE
RUI CALAFATE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal