Record (Portugal)

“Jogamos melhor nesta formação”

Mesmo com Florentino em boa forma, treinador torce o nariz a sistema com três médios

- RITA PEDROSO

De modo a dar descanso a Orkun Kökçü, Roger Schmidt chamou Florentino ao onze para a receção ao Gil Vicente. E gostou muito do que viu: no final desse triunfo, por 3-0, o técnico alemão deixou grandes elogios ao português, afirmando que este “é uma dádiva para qualquer treinador”. Apesar de satisfeito com o camisola 61 e de utilizar regularmen­te o internacio­nal turco, o técnico não parece tentado a mudar o sistema tático de maneira a poder juntar os dois a João Neves. “Jogar com três médios? Nunca mudei muito o sistema no Benfica porque penso que o nosso futebol é melhor nesta formação”, explicou, na conferênci­a de imprensa de ontem. Será mais provável, deixa entender Schmidt, que Kökçü atue, por exemplo, noutra zona do terreno. “Kökçü, João Mário e Aursnes são jogadores que podem jogar no meio ou também nas alas, são jogadores flexíveis. Pode ser sempre uma opção eles jogarem nestas posições”, avaliou, antes de sublinhar por que razão fez duas mexidas no último onze. “Penso sempre em qual é a melhor abordagem para cada encontro, especialme­nte nestas alturas em que temos muitos jogos. Só temos três dias de descanso entre os encontros. No último fim-de-semana demos ao João Mário [que tem jogado como extremo-esquerdo] e ao Kökçü algum descanso, também para dar a oportunida­de a outros jogadores. É o que temos de fazer, não podemos jogar sempre com os mesmos nestes jogos. Amanhã [hoje] é o mesmo, eles tiveram descanso e agora estão frescos”, acrescento­u o treinador, no auditório do Benfica Campus.

Num mês particular­mente preenchido - os encarnados disputam, em apenas oito dias, 3 partidas em 3 provas diferentes -, aumenta a necessidad­e de se fazerem “ajustes”. “Fazemos tudo de forma muito profission­al e o método de recuperaçã­o

“KÖKÇÜ PODE JOGAR NO MEIO MAS TAMBÉM NAS ALAS. É FLEXÍVEL E PODE SER SEMPRE OPÇÃO NESTAS POSIÇÕES”

dos jogadores é claro. Sabemos que, em algum ponto, temos de fazer descansar alguns jogadores que estejam a jogar mais. Sabemos bem quem precisa de descanso ou não”, frisou.

Até agora, os mais utilizados por Roger Schmidt esta temporada são João Neves, Aursnes e Rafa, todos com 33 jogos. Tirando da equação Kökçü e João Mário, que já foram poupados na jornada 20 da Liga, seguem-se os centrais António Silva, Otamendi (ambos com 30 encontros), o experiente Di María (28) e o guarda-redes Trubin (27).

*

 ?? ?? ROGER SCHMIDT
ROGER SCHMIDT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal