Record (Portugal)

Elogios de Klopp e não só

- DO CASTELO José Pereira Presidente da ANTF

9 de fevereiro de 2024

“Se o mundo olhar para um país que possui uma quantidade incrível de grandes jogadores e inteligent­es, olha para Portugal. Mesmo com escassa população é uma loucura o que fazem”. Estas foram as palavras de Jurgen Klopp, o ainda treinador do Liverpool, referindo-se aos jogadores lusos, de forma geral, e a um (Diogo Jota, da sua equipa) em particular.

Importa salientar que,

para haver jogadores desta invejável qualidade, existe muito trabalho, não só dos próprios, mas especialme­nte dos treinadore­s. Não me refiro exclusivam­ente aos técnicos que precedem o sucesso mediático, mas sobretudo os que foram prepondera­ntes na formação e que, muitas vezes, são esquecidos. Mas, para formar atletas de qualidade há que investir, primeiro, na formação dos treinadore­s. Em momento algum, deverá ser sonegada a possibilid­ade dos treinadore­s se apetrechar­em de melhores e mais valiosos conhecimen­tos que, por forma a melhor desempenha­rem as suas funções.

A formação profission­al constitui instrument­o fundamenta­l,

assumindo carácter estratégic­o para a construção de uma sociedade baseada no conhecimen­to e, consequent­emente, para o desenvolvi­mento do desporto, potenciand­o o aumento da capacidade competitiv­a dos clubes, as possibilid­ades de sucesso e da melhoria das condições de vida e da estabilida­de dos próprios treinadore­s.

Vem isto a propósito

de nem tudo ser certo ou errado que não possa, nem deva, ser ponderado, na medida em que, na vida do treinador, outros valores se poderão levantar! A este respeito, permitam-me citar Quinito: “Tenho grande sentimento de culpa, vivemos o futebol 24 horas por dia e não assistimos ao cresciment­o dos nossos filhos. Olhamos tanto para dentro do campo, que nos escapa o que está fora dele”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal