Record (Portugal)

“A nossa ambição não tem limites”

José Peseiro quer conduzir, no domingo, a Nigéria à conquista do ceptro africano

- NUNO POMBO

Falta o último passo... o mais complicado, claro! José Peseiro quer conduzir no domingo, em Abidjan, a Nigéria à conquista da CAN’2023, competição que escapa às Super Águias desde 2013. A anfitriã Costa do Marfim é o obstáculo que separa o português do sonho. “Não basta estar na final, queremos vencê-la. Desde o início do projeto que o nosso objetivo é ganhar a CAN. O que seria um domingo perfeito? Perfeito é vencer, ganhar por qualquer resultado. Estamos a jogar fora de casa, mas a nossa ambição não tem limites”, afirma José Peseiro a Record.

Eleito o Melhor Jogador de África em 2023, Osimhen é o ás de trunfo da Nigéria. “Osimhen pode ser o homem da final. Porém, o mais importante é a equipa ser melhor do que o opositor.

De Osimhen espera-se sempre tudo. Ele não dá apenas golos. Defende, ataca a profundida­de, obriga sempre o adversário a envolver dois ou três jogadores na sua marcação, libertando espaço para os colegas. Para Lookman, por exemplo. Em termos defensivos, Osimhen é soberbo, tremendo. É importantí­ssimo para nós em todos os momentos de jogo. É um exemplo dentro de campo e pode ser o Homem do Jogo. Espero que sim, mas se não for não há problema, ele não se importa, trabalha para a equipa. Não há nenhum jogador que ganhe os jogos sozinho”, diz o selecionad­or das Super Águias.

União e solidez defensiva

O sucesso da Nigéria surge alicerçado, segundo o técnico luso, na união e na solidez defensiva. “O nosso principal trunfo é o espírito de equipa, aliado à organizaçã­o. Não somos uma equipa perfeita, mas temos feito bem as coisas. Temos um avançado [Osimhen] que, tal como Maradona, foi decisivo para o Nápoles conquistar o título que há muito lhe fugia. Trabalha ofensiva e defensivam­ente, é um exemplo do espírito de equipa”, diz José Peseiro, prosseguin­do: “Se o ‘muro’ defensivo [a Nigéria leva dois golos sofridos na CAN] é o segredo do sucesso? Sim, é isso mesmo. A consistênc­ia defensiva tem sido o nosso porto seguro. Apesar de sermos uma equipa ofensiva, temos como base não sofrer golos. Se isso suceder ficamos mais perto de ganhar, pois marcamos quase sempre.”

*

“NÃO BASTA ESTAR NA FINAL, QUEREMOS VENCÊ-LA. OSIMHEN PODE SER O HOMEM DO JOGO”, DIZ TÉCNICO DAS SUPER ÁGUIAS

 ?? ?? AMBIÇÃO. José Peseiro deseja coroar-se rei de África
AMBIÇÃO. José Peseiro deseja coroar-se rei de África

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal