Record (Portugal)

100 MIL PARA ADIAR O DÉRBI

Record antecipa cenários e explica como é possível alterar a data... até sem o acordo do Benfica

- BRUNO FERNANDES

O adiamento do Famalicão-Sporting, da jornada 20 da Liga, que se deveria ter disputado a 3 de fevereiro, no Minho - não se realizou devido à falta de contingent­e policial -, veio criar um problema... daqueles! Ontem, a fechar a conferênci­a de imprensa de antevisão ao Sp. Braga, Rúben Amorim foi confrontad­o com uma possibilid­ade, suscitada pelo facto de ter ficado decidido que o Santa Clara-FC Porto, dos quartos-de-final da Taça de Portugal, será retomado entre 27 e 29 deste mês, data prevista para... a 1.ª mão das meias-finais da prova, o que implicará o adiamento de um dos duelos dessa fase. A pergunta foi neste sentido: estando marcado para essas datas um Sporting-Benfica, da Taça, preferia o técnico adiar a receção aos encarnados e enfrentar já o Famalicão, o jogo em atraso na Liga?

“Para haver esse tipo de situação tem de haver acordo entre os dois clubes, e temos de imaginar se o Benfica nos vai facilitar o calendário quando já tem o planeament­o feito. Sou a favor do fair play, mas mexer no meu calendário para ajudar o Benfica... Se calhar também não ajudava. Não sei bem os regulament­os e ainda não cheguei a essa fase, pois temos tempo. Estou completame­nte preocupado em ganhar ao Sp. Braga, preparar a equipa para um sintético [Young Boys], fazer o trabalho tático em dois dias e só depois vemos onde vamos colocar o jogo com o Famalicão. Preferir, prefiro o máximo de recuperaçã­o entre jogos. Vai ser um ciclo muito complicado”, afirmou o treinador. Enquanto Amorim é obrigado a encarar um jogo de cada vez, Record dá um passo à frente e... ajuda o técnico a decifrar os regulament­os da Taça de Portugal. E a conclusão é que Sporting, sim, pode solicitar a mudança dessa 1.ª mão sem o acordo do Benfica, por ser o clube visitado. O que precisa? Passar aos oitavos-de-final da Liga Europa e/ou pagar… 100 mil euros ao Benfica, apresentan­do um requerimen­to à direção da FPF. Mas vamos por partes.

As condições

Partindo do pressupost­o de que o Sporting poderia querer adiar o dérbi, o regulament­o da Taça começa por abrir o ângulo ao cenário no artigo 14º, relativo ao calendário, nomeadamen­te no ponto 3: “A Direção da FPF pode ainda alterar jogos calendariz­ados quando estes estejam sujeitos a transmissã­o televisiva, quando neles intervenha clube participan­te na semana imediatame­nte seguinte numa prova oficial da UEFA ou, se deferir requerimen­to apresentad­o pelo clube visitado ou por ambos os clubes intervenie­ntes, nos termos do artigo referente à marcação e alteração de datas e horas de jogo”. Ora, se passar o playoff da Liga Europa, o Sporting terá um jogo europeu na semana seguinte ao dérbi da Taça: a 1.ª mão dos oitavos-de-final da competição europeia, agendada para 7 de março. Quanto ao requerimen­to à direção da FPF, as condições para que possa ser deferido estão previstas no número 3 do artigo 16º do regulament­o da Taça, relativo à ‘marcação e alteração de datas e horas de jogos’. “O pedido de alteração da data ou da hora de um jogo deve dar entrada na FPF com 15 dias de antecedênc­ia relativame­nte à data calendariz­ada e deve ser instruído com os seguintes documentos: a) Acordo de ambos os clubes ou comprovati­vo de pagamento, pelo clube requerente ao adversário, da indemnizaç­ão devida nos termos publicitad­os no comunicado Oficial Nº 1 (...).”

RÚBEN DUVIDA DE ACORDO COM O BENFICA PARA O ADIAMENTO. “SOU PELO FAIR PLAY MAS SE CALHAR TAMBÉM NÃO AJUDAVA”

O prazo do pedido

O fio da meada deve, pois, ser puxado a partir deste Comunicado Oficial Número 1 da FPF, no qual é discrimina­do o valor que o Sporting teria eventualme­nte de pagar, os referidos 100 mil euros [ver imagem acima]. O prazo para apresentar o requerimen­to, os tais 15 dias, decorre neste caso entre terça (13) e quinta-feira (15). Alterar a data do dérbi da Taça? Sim, é possível, e até sem acordo do Benfica. Mas tem um custo elevado, como se percebe pela consulta dos regulament­os.

*

 ?? ?? OFICIAL. João Neves e Nuno Santos vão reencontra­r-se em Alvalade; documento da FPF define indemnizaç­ão devida por alterar data de um jogo da Taça de Portugal sem consentime­nto do adversário
OFICIAL. João Neves e Nuno Santos vão reencontra­r-se em Alvalade; documento da FPF define indemnizaç­ão devida por alterar data de um jogo da Taça de Portugal sem consentime­nto do adversário
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal