Record (Portugal)

Carl Weathers: o linebacker que deu em Apollo Creed

- Filipe Alexandre Dias Editor executivo

Em dezembro de 1976, Carl Weathers, ex-jogador de futebol americano que ainda dava os primeiros passos na carreira de ator, estava a comer um cachorro quente em Nova Iorque quando apanhou um susto. Um homem que ia a passar gritou-lhe na cara: “Apollo!!!” Nisto, mais e mais pessoas cercaram aquele homem negro de voz gutural, que disfarçava o embaraço enquanto o cachorro lhe caía das mãos à medida que uma pequena multidão delirante o ‘devorava’. Então com 28 anos, Weathers não comeu o cachorro quente mas provou pela primeira vez o sabor da fama, fruto de um papel que não mais o largaria: Apollo Creed, o personagem a que deu corpo em ‘Rocky’.

‘Rocky’ estreara um mês antes. Era uma longa metragem de baixo orçamento, meio-marginal, escrita e protagoniz­ada por Sylvester Stallone, um ator com ar rufião, de boca deformada após um acidente médico à nascença. Tal como o próprio Rocky Balboa, o filme contrariou todas as expectativ­as, foi um sucesso retumbante, ganhou três Óscares (incluindo o de Melhor Filme) e tornou-se um dos mais marcantes e lucrativos ‘franchises’ da história da indústria cinematogr­áfica. Os seus personagen­s tornaram-se tão icónicos, tão parte da memória coletiva que passaram a confundir-se com a realidade, servindo de inspiração a milhões – a estátua de Rocky em Filadélfia exibida em ‘Rocky III’ tornou-se monumento verdadeiro.

Depois de uma carreira como ‘linebacker’, durante a qual chegou a representa­r os icónicos Oakland Raiders, Weathers decidiu fazer algo mais com a sua personalid­ade esfuziante e porte atlético. Ambicioso e com discurso articulado, tinha como ídolo Woody Strode, o atleta olímpico norte-americano tornado ator contra as fortes ondas de racismo de Hollywood e que foi uma das estrelas de ‘Spartacus’, dos maiores épicos da 7.ª Arte.

Depois de ler o argumento de ‘Rocky’, Weathers foi a uma audição para o papel de Apollo Creed. A produção tinha tentado pugilistas a sério. O ex-campeão mundial de pesados Joe Frazier deixara Stallone com a cara amassada em apenas 11 segundos e Ken Norton, outro peso-pesado de renome, recusou o papel. Weathers causou impacto imediato com a sua arrogância e leu com Stallone... sem saber quem ele era. Ao terminar, Weathers disse que a audição teria corrido bem melhor se tivesse sido ao lado do protagonis­ta do filme. Perante o riso geral, Stallone apresentou-se e deu-lhe o papel logo ali.

Weathers encarnou Apollo com brilhantis­mo em quatro filmes do ‘franchise’, formando uma amizade longa com Stallone.

Carismátic­o, o ex-linebacker mergulhou fundo em Hollywood e na TV, mas nunca saiu da pele de Apollo Creed. Faleceu durante o sono, a 1 de fevereiro último. Deixou dois filhos e outra imensa família. A ‘família Rocky’. *

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal