Record (Portugal)

“Quero ficar perto do recorde mundial”

Prodígio ficou bastante motivado com o título, prometendo aproveitar a margem de progressão

- DIOGO JESUS

çAinda a com o coração a saltar de alegria, Diogo Ribeiro mostrou-se obviamente radiante com o feito. “Esta primeira medalha de ouro para Portugal é incrível! Fui prata no último Mundial, conseguir agora o ouro é algo que já ambicionav­a, porque estava na primeira posição na ‘startlist’ e consegui confirmar isso. É espetacula­r porque não se trata só de passar à final, é chegar lá e fazer”, afirmou o novo campeão do Mundo dos 50 mariposa.

“SEI QUE NÃO FIZ UMA BOA PARTIDA, MAS FUI DEPOIS COM O CORAÇÃO PARA DAR A VITÓRIA AOS PORTUGUESE­S”

Sobre ouvir o hino nacional pela primeira vez num Mundial sénior, o português falou em orgulhoso. “Ouvir a Portuguesa é sempre arrepiante em qualquer pódio e, num Mundial absoluto, é super-gratifican­te. Fico mesmo contente de ter acontecido”, exultou. Já sobre a sua prova, revelou que não começou como gostaria, mas que acabou da melhor maneira possível: “Sei que não fiz uma boa partida. O salto gostei, mas depois no subaquátic­o fiquei a ondular quando já estava em cima da água, senti logo que alguma coisa tinha falhado, mas depois fui com o coração, para dar esta vitória aos portuguese­s. Acabou por ser uma prova bem conseguida, o importante foi vencer.”

O prodígio de 19 anos explicou o caminho até à medalha. “Este resultado não é trabalho de um ano, mas sim de três. No primeiro, consegui o ouro no Mundial de juniores; no segundo, a prata no Mundial absoluto; e chegar ao terceiro ano e conseguir uma medalha de ouro para Portugal em outro Mundial absoluto é muito bom. Melhorei sempre em todos estes anos e tenho margem para melhorar. Quero ficar perto do recorde mundial [22,27, de Andrii Govorov] é um objetivo que coloco na minha carreira”, admitiu Diogo, que tem 22,80 como máximo. Já Miguel Miranda, presidente em funções da FPN, ficou feliz: “Isto mostra que a aposta da FPN está a ser bem feita e que estamos a lutar pelos lugares cimeiros das grandes provas. É um grande resultado do Diogo Ribeiro, sem palavras, é muito especial”.

*

 ?? ?? VENCEDOR. Diogo Ribeiro não deu hipótese à concorrênc­ia
VENCEDOR. Diogo Ribeiro não deu hipótese à concorrênc­ia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal