Record (Portugal)

A Profecia de Aníbal

- André Pinotes Batista Consultor de comunicaçã­o

A 10 de julho de 2023, no calor do estúdio, ainda o esférico mal rolava, já Aníbal Pinto afastava o Sporting de qualquer possibilid­ade de disputar o título.

À data, alertei que a soberba era má companheir­a na alta competição. Volvido mais de metade do campeonato, muito se encontra ainda por decidir. Mas há matérias sobre as quais não restam dúvidas: o Sporting é a equipa que apresenta maior grau de comprometi­mento com o trabalho, com a entrega, melhor fio de jogo, um ataque avassalado­r que alia o génio individual de Viktor Gyökeres com um coletivo fortíssimo. A este propósito, vale a pena dizer que os campeões se fazem de fibra e de superação.

Ao longo da época, as adversidad­es foram e continuarã­o a aparecer. A ausência de diversos jogadores nevrálgico­s entregues a competiçõe­s internacio­nais poderia ter representa­do uma machadada nas aspirações sportingui­stas. No entanto, a saída de três indiscutív­eis - nas pessoas de Hidemasa Morita, Ousmane Diomande e Geny Catamo – foi colmatada por colegas com igual brio e qualidade, como Eduardo Quaresma que brilha agora ao mais alto nível.

Também o adiamento inesperado por razões ‘inexplicáv­eis’ do jogo contra o Famalicão afastou, artificial­mente, o Sporting Clube de Portugal da liderança. Frederico Varandas e Rúben Amorim transmitir­am rapidament­e uma mensagem de desdramati­zação deste episódio, assumindo o compromiss­o de, antes da realização do jogo adiado, o Sporting estar novamente em primeiro lugar.

Na 21ª jornada, ainda com um jogo a menos, o Sporting derrotou o Sp. Braga por cinco golos sem resposta, e viu FC Porto e Benfica tropeçarem. É certo que ainda falta muito caminho até à meta, mas nenhum observador do fenómeno desportivo é capaz de negar a qualidade com que, semanalmen­te, o Sporting presenteia os seus adeptos, sócios e os amantes do futebol em geral.

O SPORTING É A EQUIPA COM MAIOR GRAU DE COMPROMETI­MENTO COM O TRABALHO

Na alta competição, como na vida, o deslumbram­ento constitui a maior ameaça. Não raras vezes heróis são derrubados pelos seus próprios pecados. Aquilo que se pede ao Sporting Clube de Portugal da atualidade é que se mantenha fiel a si próprio: humilde, trabalhado­r, abnegado e com a capacidade de produzir um futebol ao nível de arte.

Ao Aníbal envio um abraço amigo, reafirmand­o que a coisa mais bonita do futebol é a imprevisib­ilidade. Que sirva de exemplo: para todos!

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal