Record (Portugal)

CRONOLOGIA

-

O INÍCIO.

O tribunal deu como provado que dias antes do Rio Ave-Benfica, da 31ª jornada da 1ª Liga de 2015/16, César Boaventura abordou o trio de jogadores do Rio Ave. As águias venceriam (1-0), com Cássio e Marcelo a completare­m os 90' e Lionn de fora. O Benfica viria a ser campeão nacional.

CASOS.

No início de 2017 a PJ começa a investigar jogadores do Rio Ave, na sequência das suspeitas de apostas desportiva­s levantadas num jogo entre o Feirense e os rioavistas.

TESTEMUNHO.

Lionn testemunha em tribunal que Boaventura o tentou “comprar”, assim como a Cássio e Marcelo para perderem contra o Benfica. O processo surgiu de uma queixa do guardião por difamação do empresário, na sequência de insinuaçõe­s sobre Cássio nas redes sociais em jogos com o FC Porto e o Sporting.

DEPOIS CÁSSIO.

Cássio acusa César Boaventura de o ter tentado aliciar em jogos relativos ao Benfica, oferecendo-lhe 250 mil euros para facilitar a vitória dos encarnados.

À VISTA.

Nélson Monte testemunha em tribunal e diz que viu Boaventura nas instalaçõe­s do Rio Ave. Surgem mensagens de WhatsApp enviadas a Marcelo que indiciavam a tentativa de aliciament­o.

NA MADEIRA.

Romain Salin confirma a tentativa de aliciament­o por parte de César Boaventura após investigaç­ão ao jogo do Benfica com o Marítimo, em que o Benfica venceu por 2-0, com Patrick também envolvido.

ACUSAÇÃO.

Ministério Público deixa cair acusação aos encarnados e centra-se em César Boaventura. Para o MP, o então arguido fez tais contactos procurando um resultado: “Garantir que o Benfica fosse o primeiro classifica­do, no final das 34 jornadas da época 2015/2016”. Encarnados

ficam de fora por não ter sido indiciada uma ordem ou pedido dos seus dirigentes ao agente para a prática de crimes.

DESFECHO.

Sai a sentença que penaliza César Boaventura com 3 anos e 4 meses de prisão, entre outras sanções acessórias. O agora condenado, assim como o seu advogado, deixaram claro que irão apresentar, no prazo de 30 dias, o esperado recurso para o Tribunal da Relação do Porto.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal