Record (Portugal)

GARRA DE RAFAEL NEL MERECE RECOMPENSA

Começou no Benfica mas é no Sporting que agarra a chance. Amorim elogia “humildade e resiliênci­a”

- BRUNO FERNANDES E RICARDO GRANADA

O último treino do Sporting em solo português, na terça-feira, já o indiciava e a viagem para a Suíça, ontem, confirmou-o: Rafael Nel é a grande novidade na lista de Rúben Amorim para o embate com o Young Boys. O avançado, de 18 anos, estreia-se nas convocatór­ias e recebe, deste modo, a recompensa pelo trabalho que desenvolve­u tanto na equipa B, onde é titular assíduo desde o início da época, como nas chamadas regulares ao plantel principal, que deixaram Amorim maravilhad­o.

Com efeito, quando instado a justificar a oportunida­de concedida ao amadorense, o técnico invocou a estratégia de permanente aposta na formação e remeteu para os argumentos que o jovem tem demonstrad­o, dentro e fora de campo. “É um jogador de equipa. É avançado e temos o Paulinho lesionado. Sempre que foi chamado mostrou qualidade, capacidade e, acima de tudo, muita humildade. Não dá nenhuma bola por perdida e tem muitos golos na equipa B. Adaptou-se bem lá, mesmo com o Rodrigo [Ribeiro] e até a passagem do Chermiti: para mim é muito importante a capacidade de sacrifício e resiliênci­a dos jovens”, salientou, revelando que Nel “vai para o banco” e será uma opção a ter em conta no decorrer do jogo: “Se tiver de entrar, vai entrar”.

O caminho das pedras

Nel está mais perto do que nunca de cumprir o sonho, mas é preciso dizer que, para aqui chegar, foi tudo menos fácil. Depois de oito anos na formação do Benfica, teve de lidar com a desilusão de ser dispensado, e acabou por rumar ao Belenenses. Ali, bastaram 14 golos em 23 jogos para despertar a atenção do Sporting, que o contratou em 2020, para os seus sub-16. No espaço de poucos anos, subiu vários patamares, ao ponto de ter assinado contrato profission­al em 2022, e de ter saltado dos juniores para a equipa B no verão. Tem 5 golos em 18 jogos, contrato até 2025 e... a admiração de Amorim.

*

 ?? ?? DO SEIXAL A ALCOCHETE. Rafael Nel esteve oito anos no Benfica, até ser dispensado; o leão cresceu, Amorim aprovou e hoje vê a estreia mais perto do que nunca
DO SEIXAL A ALCOCHETE. Rafael Nel esteve oito anos no Benfica, até ser dispensado; o leão cresceu, Amorim aprovou e hoje vê a estreia mais perto do que nunca
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal