Record (Portugal)

A Liga do exemplo

- ÁREA TÉCNICA Helena Pires Diretora-executiva da Liga Portugal

O caso de racismo durante o SC Farense-FC Famalicão da Liga Portugal Betclic, a envolver o jogador Chiquinho, mereceu um tratamento absolutame­nte exemplar por parte de todas as entidades envolvidas, pela forma contundent­e e célere como o tema foi abordado.

Desde logo, o adepto responsáve­l pela conduta imprópria foi prontament­e identifica­do pelos agentes da PSP presentes no Estádio São Luís. Seguiu-se a reação da Liga Portugal, em comunicado, condenando de forma veemente o referido episódio e todo e qualquer tipo de comportame­nto que coloque em causa a essência inclusiva e agregadora do futebol, solicitand­o, ao mesmo tempo, às autoridade­s competente­s, uma punição exemplar.

Também os clubes foram lestos a reagir, assim como o Sindicato dos Jogadores Profission­ais de Futebol e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que vincou a tolerância zero ao racismo. Por seu turno, a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) agiu de imediato, apenas dois dias depois do incidente, instaurand­o um processo contraorde­nacional e decretando a medida cautelar de proibição de entrada em recintos desportivo­s (que já se encontra em vigor), além de uma coima que será decidida no fim do processo e que pode ir dos 1750 aos 50 mil euros.

Para lá da importânci­a das campanhas e ações de sensibiliz­ação, é absolutame­nte fundamenta­l que as punições sejam efetivas, como têm sido, para que fique claro que no futebol não pode haver espaço para o racismo ou qualquer tipo de comportame­nto discrimina­tório. E esta é uma luta de TODOS! Somos e queremos continuar a ser uma Liga do exemplo!

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal