Record (Portugal)

GALENO DEIXOU-SE CAIR

- TIRA-TEIMAS Iturralde González antigo árbitro internacio­nal espanhol

1 Não há nada. O contacto não é suficiente para assinalar penálti.

Não há uma força excessiva, é uma disputa de bola, o defesa põe-lhe o braço nas costas e o avançado quando vê que não pode chegar à bola, deixa-se cair. Não é penálti.

2 Penálti claro. Esta é uma típica jogada em que o avançado se antecipa ao defesa, que queria aliviar a bola, mas o que faz é chutar a perna do avançado, acabando por acertar-lhe.

Mas vale constar que a decisão do árbitro perde credibilid­ade, porque não é tomada no instante. De que está à espera para assinalar penálti? O assistente e o quarto árbitro têm de dizer? É ele que decide e esta ação é penálti. A bola vai para trás, não vai para a frente para poder haver golo. É penálti claro, mas a pergunta é: porque demorou tanto a decidir que é penálti, criando uma dúvida sobre quem assinalou este penálti? Um árbitro não pode deixar dúvidas. Tem de ser ele a marcar e aqui demora muitíssimo a assinalar.

3 São os penáltis que se estão a assinalar hoje em dia e não vale a pena dizer “antes não se apitavam” ou “para mim não é penálti”.

Estão a assinalar-se. A questão aqui é que o futebol hoje em dia mudou tanto que este tipo de ações é mão, gostemos ou não, mas isso é outro debate. Por exemplo, na minha maneira de entender o futebol, não assinalava mão nesta ação. Mas segundo o regulament­o e o que estão a dizer aos árbitros, nesta ação é ocupado um espaço não-natural, por isso é mão e penálti. E, agora, estão a assinalar-se todo este tipo de mãos. É penálti.

4 É uma jogada muito difícil para o árbitro, muito difícil...

Porque pode haver mão na primeira ação, logo pode haver uma falta e um penálti. Creio que acerta, é penálti e cartão, porque é um pisão, numa entrada temerária. Não é por ser um ataque prometedor, mas pela entrada, em que [o jogador] o pisa. Muito bem arbitrado.

5 É uma entrada em que o avançado exagera muito.

É falta, mas não há um ataque prometedor, estão os quatro defesas atrás da bola, bem colocados e a bola vai para o centro e não para a área. É falta, mas não é suficiente para mostrar o segundo amarelo. Não é uma entrada temerária, é uma entrada normal na qual o avançado exagera muito.

 ?? ?? 1
1
 ?? ?? 4
4
 ?? ?? 2
2
 ?? ?? 3
3
 ?? ?? 5
5
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal