Record (Portugal)

LEÃO COM ENORME PONTA FINAL

Sporting vence FC Porto e qualifica-se para as meias-finais da Taça Hugo dos Santos

- BASQUETEBO­L ALEXANDRE REIS PEDRO NUNO

O Sporting venceu (81-71) ontem na receção ao FC Porto e garantiu o 1º lugar no Grupo B da Taça Hugo dos Santos. Quando falta disputar ainda uma jornada, os leões já têm presença garantida nas meias-finais, enquanto os dragões, ainda sem posição definida, terão de discutir um playin com o 2º ou 3º classifica­do do A. Tal como na recente derrota na Luz a contar para a Liga Betclic, o FC Porto entrou no 1º período do clássico com pouca energia e agressivid­ade, permitindo ao Sporting controlar o marcador a partir dos 5 minutos e fechar o parcial em vantagem (23-17).

Os leões dominavam na eficácia de lançamento ao cesto, designadam­ente nos triplos, tinham melhor circulação de bola (18-9 em assistênci­as) e controlo nos ressaltos (43-34), pelo que aumentaram para uma vantagem que chegou a ser de 16 pontos (35-19, aos 13'). O FC Porto tentou reagir e defender melhor, mas o Sporting também aproveitou o contra-ataque para desfazer o plano e selou o intervalo em c lara vantagem (51-36). Veio a 2ª parte e as equipas acentuaram a agressivid­ade defensiva, ficando os 2 primeiros minutos sem marcar, mas foi o FC Porto a sair-se melhor quanto à nova intensidad­e do jogo, conseguind­o secar o ataque dos leões durante 5 minutos

Os dragões encurtaram a distância no marcador para 7 pontos (48-55) e a partida estava relançada, obrigando Pedro Nuno a pedir um timeout para estabiliza­r a sua equipa, a precisar de encontrar soluções face à mobilidade da defesa portista, a provocar muitos turnovers.

O final do 3º período continuou com o FC Porto em alta, acabando com uma desvantage­m de apenas 4 pontos (59-63) na entrada para o último quarto. O Sporting ainda deixou o FC Porto encostar (64-63), mas depois apareceu o homem do jogo, Eddie Ekiyor, a fazer valer o seu duplo-duplo (29 p, 19 r) para o Sporting disparar no marcador para 12 pontos (75-63, com 4.30 minutos para jogar).

*

 ?? ?? MVP. Eddie Ekiyor superioriz­a-se a João Guerreiro
MVP. Eddie Ekiyor superioriz­a-se a João Guerreiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal