Record (Portugal)

THIJSSEN A CRESCER COM ERROS PASSADOS

Belga da Intermarch­é vence em Lagos e volta a sorrir depois de um final de 2023 muito conturbado

- CICLISMO PEDRO FILIPE PINTO

çDepois de um final de 2023 bastante conturbado, Gerben Thijssen volta a sorrir e está a iniciar esta temporada a todo o gás, levando já dois triunfos. O belga da Intermarch­é foi o mais forte em Lagos e conquistou a primeira etapa da 50ª edição da Volta ao Algarve. O sprinter de 25 anos bateu Marijn van den

Berg (EF) e Jordi Meeus (Bora) perante os muitos adeptos que aguentaram alguns fortes aguaceiros para verem a chegada na Avenida dos Descobrime­ntos. “Sabia que se a equipa me colocasse numa boa posição eu poderia ganhar e provei-o. Quando lancei o sprint sabia que seria difícil alguém passar-me. Já é a minha segunda vitória da época e este é um nível bastante elevado, por isso é bom provar à equipa que mereço a confiança que depositam em mim. Eles trabalhara­m muito para mim, é bom retribuir com o triunfo”, atirou o corredor que, depois de conseguir fugir às quedas que a estrada molhada provocou nos últimos quilómetro­s, tinha a estratégia bem delineada: “Sabia que tinha de ficar atrás do Arnaud Démare [Arkéa] e de encontrar espaço, tinha-o na direita. Simplesmen­te, acreditei. É bom mostrar à equipa que mereço o esforço.”

Este triunfo aparece depois de uns meses algo complicado­s para Thijssen que, em outubro do ano passado, foi punido pela

SPRINTER FOI PUNIDO POR TER GRAVADO E PUBLICADO UM VÍDEO DE UM COLEGA A FAZER OLHOS EM BICO NA CHINA

UCI por ter, durante o Tour de Guangxi, na China, gravado e publicado nas redes sociais um vídeo do companheir­o Madis Mihkel a fazer olhos em bico, o que foi considerad­o um gesto discrimina­tório. Ambos pediram desculpa e participar­am num curso educaciona­l. O belga garantiu que cresceu e aprendeu com a situação.

Rui Oliveira tentou

O melhor português nesta primeira etapa foi Rui Oliveira, que terminou no 6º posto, com o memso tempo do vencedor. O ciclista da UAE Emirates tentou surpreende­r e lançou o seu sprint bastante cedo, mas não conseguiu levar a vitória. Um pouco mais atrás, em 9º, ficou o melhor classifica­do das equipas nacionais: Luís Mendonça (Sabgal) intrometeu-se na luta com os homens do World Tour e fechou dentro do top-10.

*

 ?? ?? DOMÍNIO. Vitória de Thijssen em Lagos não deixou dúvidas
DOMÍNIO. Vitória de Thijssen em Lagos não deixou dúvidas
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal