Record (Portugal)

O rico e o pobre

- LEONOR PINHÃO Rui Calafate Consultor de comunicaçã­o RUI MALHEIRO

NESTE MOMENTO OS LEÕES SÃO FAVORITOS, MAS NÃO PODEM RESERVAR O MARQUÊS

O SPORTING É A MELHOR EQUIPA, TEM O MELHOR JOGADOR E O MELHOR TREINADOR EM PORTUGAL. APESAR DO PLANTEL CURTO, HÁ UMA UNIÃO VISÍVEL DO GRUPO DE TRABALHO E COMUNHÃO TOTAL DAS IDEIAS DE RUBEN AMORIM

Depois da derrota em Arouca fica evidente que o FC Porto dificilmen­te conquistar­á o título nacional. Já claudicou demasiadas vezes na nossa Liga, joga mal, está com pouca dinâmica e aura de vencedor e com um PREC- processo eleitoral em curso é natural que as vagas revoltas inundem a confiança da equipa e depois enferrujem uma máquina que tem de estar permanente­mente bem oleada. É uma época caótica que só um trajecto maior na Champions poderá compensar.

Fica assim no tabuleiro um duelo a sul pelo ceptro mais desejado. O Sporting é a melhor equipa, tem o melhor jogador e o melhor treinador em Portugal. Apesar do plantel curto, há uma união visível do grupo de trabalho e comunhão total das ideias de Ruben Amorim, para lá dos adeptos que estão sempre lá a apoiar e quando as coisas fluem com esperança elevada ainda é maior a corrente de apoio das bancadas. Neste momento é o favorito, mas não pode reservar o Marquês. O Sporting investiu mas com moderação, mantendo uma premissa iniciada por outra bandas com Mário Centeno, a do primado das contas certas. Aquisições úteis e necessária­s sem dispender o dinheiro que não tem.

Na Luz vive o adversário rico.

Em dois anos gastou quase 200 milhões para seguir o sonho nacional e europeu de conquis- tas de Rui Costa, dando a Roger Schmidt todo um manancial de reforços que o alemão pretendia, inclusive um jogador sem qualquer talento para vestir a camisola do Benfica como Jurasek e que custou uma pequena fortuna.

Roger Schmidt é nesta temporada uma pálida fotografia

comparando com a época passada. O alemão é agora o elo mais fraco deste projecto. Tem tudo nas mãos para ser feliz, porém, é frouxo no comando da nau (não jogar com ponta-de-lança em Guimarães, entregando tudo a uma fezada em Rafa é ridículo) e a comunicar é um desastre completo, muitas vezes não compreende­ndo a grandeza do clube que comanda. Porque no futebol, para lá dos golos, a mensagem conta e no duelo entre treinadore­s na arte de comunicar, Ruben Amorim vence por goleada.

PS1:

José Peseiro é bom treinador e boa pessoa. Merecia ter mais títulos do que tem para evitar a maldita fama de ‘pé-frio’. Fez um excepciona­l percurso na CAN até à final mas perdeu. Pelo menos o presidente da Nigéria ofertou-lhe casa e terreno.

PS2:

Há muito tempo que aqui escrevi que se devia construir um monumento ao adepto benemérito César Boaventura. Um homem que ama tanto um clube que se priva de dinheiro próprio para aliciar atletas do Rio Ave como agora ficou provado. Como dizem os brasileiro­s, “me engana que eu gosto”.

* Texto escrito com a antiga ortografia

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal