Record (Portugal)

CINCO NOVIDADES PARA TIRAR NOTAS

Francisco Neto anuncia lista com 30 nomes para os particular­es com Rep. Checa e Coreia do Sul

- SELEÇÇÃO FEMININA ANDRÉ ANTUNES PEREIRA

Cinco novidades numa lista com 30 nomes, dominada por Benfica e Sp. Braga, ambos com cinco jogadoras. É esta a a primeira convocatór­ia da Seleção feminina em 2024 e para os particular­es com República Checa e Coreia do Sul, nos dias 21 e 27, respetivam­ente, que terão como palco o Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril. As defesas Giovana Maia (Panathinai­kos), Inês Maia (Besiktas) e Nelly Rodrigues (Nantes); a médio Maria Alagoa, que atua no futebol universitá­rio dos Estados Unidos e a avançada Beatriz, conhecida por Bia Meio-Metro (Sp. Braga) são as estreantes e Neto explicou as opções. “O objetivo é observar novas jogadoras num contexto de Seleção A e, ao mesmo tempo, preparar e afinar coisas que precisamos”, disse o técnico, de 42 anos, que chamou ainda as guarda-redes Bárbara Santos e Sierra Cota-Yarde, ambas à procura da primeira internacio­nalização. Sem considerar que esta lista representa uma renovação efetiva - “é algo gradual”, disse - o selecionad­or justificou o timing para tantas surpresas: “Sentimos

“NINGUÉM DURA PARA SEMPRE E É IMPORTANTE TRAZER NOVAS JOGADORAS A ESTE ESPAÇO”, EXPLICOU O SELECIONAD­OR

que era um bom momento. Não uma obrigatori­edade, mas pela prestação individual das jogadoras. Ninguém dura para sempre e é importante dar oportunida­de e trazer novas jogadoras a este espaço, para que paulatinam­ente se vão integrando.”

Sem Kika... nem Diana

Se o selecionad­or promoveu novidades, viu-se também impedido de chamar Kika Nazareth e Diana Silva. “A Diana também está lesionada”, justificou Francisco Neto, relativame­nte à avançada do Sporting, que se junta à craque do Benfica, desde o início de janeiro ausente dos relvados. Com um lote de opções tão alargado para os testes na Amoreira, Neto prometeu ajustes de jogo para jogo e minutos a mais atletas, tendo em vista o arranque da qualificaç­ão para o Europeu’2025, cujo sorteio é a 5 de março. De resto, o selecionad­or nacional perspetivo­u a próxima campanha das Navegadora­s. “Obriga-nos a encarar cada jogo do apuramento como se fossem finais, sabemos que a margem de erro é muito curta e que esta fase de grupos nos irá colocar em melhores posições para depois disputar o playoff.”

*

 ?? ?? SOLUÇÕES. Técnico quer “observar num contexto de seleção A”
SOLUÇÕES. Técnico quer “observar num contexto de seleção A”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal