Record (Portugal)

JOÃO NEVES EM PARCERIA COM O JOKER

Sem Kökçü, par habitual do jovem, nem Florentino o técnico deve dar novas funções ao norueguês

- AURSNES FAVORITO A JOGAR NO CENTRO NUNO MIGUEL FERREIRA E RAFAEL SOARES

çSem tempo para respirar, o plantel do Benfica prepara já a receção de amanhã, ao Vizela, para a 21ª jornada da Liga Betclic. E além da gestão do esforço físico dos jogadores nesta fase tão apertada em termos de calendário, Roger Schmidt terá que mexer na equipa pois Kökçü e Florentino cumprem castigo por terem completado uma série de 5 cartões amarelos em Guimarães. João Neves terá assim um novo parceiro na zona central do relvado, perfilando-se o joker

Aursnes como a hipótese mais provável para render o turco no onze diante dos minhotos. Olhando para as opções do técnico alemão ao longo desta época, constata-se que por apenas uma vez o jovem internacio­nal português formou dupla de início com o norueguês no miolo. Foi a 24 de outubro, na receção à Real Sociedad na 3ª ronda do Grupo D da Liga dos Campeões. Na altura, Schmidt colocou João Mário a médio esquerdo, com Neres à direita e Rafa na posição central no apoio direto ao ponta-de-lança (Petar Musa na circunstân­cia). O plano traçado pelo treinador dos encarnados não resultou – os espanhóis dominaram por completo e venceram (1-0) com naturalida­de –, sendo que Kökçü

rendeu João Mário ao intervalo, com Aursnes a passar para o flanco esquerdo. Estava assim reposta a dupla de médios centrais preferida de Roger Schmidt, que já apostou de início em Kökçü ao lado de João Neves em 21 dos 36 jogos oficiais disputados em 2023/24.

Agora, Fredrik Aursnes é mesmo a escolha mais provável para jogar ao lado de João Neves. Tal como o presidente, Rui Costa, afirmou em entrevista recente, Aursnes “foi contratado para médio centro e foi onde jogou menos”. “É um joker neste plantel porque consegue jogar bem em todas as posições”, acrescento­u o dirigente.

Polivalênc­ia baralha opções

Na receção ao Toulouse, Aursnes começou a lateral-direito e terminou no flanco esquerdo da defesa. Amanhã, Schmidt parece inclinado a colocar o norueguês, de 28 anos, no meio ao lado de João Neves (19 anos), abrindo assim a porta para o regresso de Bah à titularida­de como defesa direito. No flanco oposto, o regresso de Morato – suplente diante dos franceses em detrimento de Álvaro Carreras –é uma forte hipótese.

Com Anatoliy Trubin seguro na baliza, o mesmo sucede com Otamendi e António Silva (está em risco de suspensão caso veja o amarelo) no centro da defesa. Apesar de não ter marcado frente aos franceses, Arthur Cabral deve manter o lugar na posição 9, sendo apoiado por Rafa, Di María e... João Mário. A exibição menos conseguida diante do Toulouse – que motivou mesmo várias assobiadel­as dos adeptos, os quais apludiram a sua substituiç­ão por Neres aos 59 minutos –não deve custar a titularida­de ao camisola 20.

Refira-se, a propósito, que João Mário também poderá ser utilizado numa posição mais central ao lado de João Neves. O treinador dos encarnados já o colocou nessas funções em 3 jogos, mas numa fase em que ensaiou o 3x4x3, sendo que na altura formou sempre dupla com Florentino. Amanhã a opção deve mesmo recair em Aursnes.

* 17 de fevereiro de 2024

RECEÇÃO AO VIZELA PODE MARCAR O REGRESSO À DUPLA UTILIZADA NA CHAMPIONS, COM A REAL SOCIEDAD

 ?? ??
 ?? ?? SÓCIOS. Aurnes prepara-se para jogar ao lado de João Neves diante do Vizela
SÓCIOS. Aurnes prepara-se para jogar ao lado de João Neves diante do Vizela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal