Record (Portugal)

Por uma questão de justiça

- Luciano Gonçalves Presidente da APAF

A APAF prepara-se para enviar aos grupos parlamenta­res um documento com preocupaçõ­es sobre temas que devem ter uma outra abordagem de quem faz as leis no nosso país.

Para a APAF, mais urgente e necessário

é a necessidad­e de ser criada, a atividade/profissão de árbitro/juiz, permitindo a quem a desempenha­r ter a sua carreira contributi­va, como qualquer outro profission­al, com os respetivos direitos e deveres. Este será mais um passo importante no caminho para o verdadeiro profission­alismo na arbitragem. É inadmissív­el que no futebol profission­al os árbitros o sejam apenas na execução da função, ficando tudo o resto para trás.

Outro aspeto que deve ser tido em conta,

tem a ver com a necessidad­e de se aumentar o valor de isenção dos rendimento­s dos árbitros jovens. Ou seja, aqueles que estão a iniciar a sua carreira na arbitragem, dirigindo jogos dos campeonato­s distritais, recebem valores diminutos, mas que têm de ser declarados. Esses valores se forem superiores a 2375 euros/ano (5IAS) impedem a acumulação com bolsas de estudo ou subsídios de ação social. É imperioso que o valor máximo para a referida isenção seja aumentado, de forma a podermos continuar a atrair jovens para a função de árbitro.

Outra questão que iremos invocar

é o material desportivo que os árbitros amadores têm de comprar para o desempenho da sua função. Deve a lei contemplar exceções que possibilit­em baixar o IVA, e assim tornar mais acessível o desempenho da função.

Guardo as últimas palavras desta crónica

para dar um abraço ao árbitro Sérgio Soares, nomeado pela quarta vez para um Mundial de futebol de praia. É mais um passo numa carreira cheia de sucessos ao mais alto nível mundial.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal