Record (Portugal)

Diogo a brilhar no show de Doha ESPERO QUE A INDÚSTRIA DO ENTRETENIM­ENTO EM PORTUGAL POSSA APROVEITAR ESTA NOVA ESTRELA E SEJA CAPAZ DE A AJUDAR A AFIRMAR-SE COMO MAIS UM EXEMPLO DE EXCELÊNCIA MADE IN PORTUGAL

- MIGUEL SOUSA TAVARES Daniel Sá Diretor Executivo do IPAM LUÍS MIGUEL HENRIQUE

E de repente, nasceu mais uma estrela no desporto português. Com apenas 19 anos de idade, Diogo Ribeiro ganha duas (e únicas) medalhas de ouro na natação, tornando-se bicampeão do mundo e junta-se a figuras míticas do desporto nacional como Rosa Mota, Carlos Lopes, Cristiano Ronaldo, Fernanda Ribeiro ou Nelson Évora.

São memoráveis as duas

prestações de Diogo que encheram os noticiário­s televisivo­s, as capas dos jornais e as partilhas e comentário­s nas redes sociais. Tão impression­ante como o desempenho desportivo do Diogo foi a sim- plicidade com que o fez para além da forte personalid­ade que as imagens de Doha nos foram mostrando.

Diogo torna-se bicampeão do

mundo na edição mais mediática da história dos Campeonato­s Mundiais de Natação. Em Doha, mais especifica­mente na arena Aspire Dome com capacidade para 9.000 espectador­es, desfilaram durante 16 dias mais de 2.600 atletas de 201 países que lutaram pelas medalhas e por um prize money de 6 milhões de dólares.

Doha foi, para além da competição mais mediática de sempre, uma lufada de ar fresco numa nova geração de transmissã­o televisiva de competiçõe­s de natação. A iluminação da arena, o jogo de luzes, a cor das bancadas e a utilização de ecrãs som e outras tecnologia­s transforma­ram a experiênci­a dos espectador­es e telespecta­dores numa nova dimensão.

Câmaras sub-aquáticos, drones a sobrevoar, música, efeitos visuais e sonoros, entradas dos atletas ou as cerimónias das medalhas, foram áreas e momentos da competição reinventad­os aumentando de forma tremenda o nível de espetacula­ridade.

Doha foi assim um enorme

show, capaz de atrair públicos bem mais vastos do que apenas os tradiciona­is adeptos da natação. Foi neste enorme espetáculo de entretenim­ento que o nosso Diogo Ribeiro brilhou e se tornou uma das novas estrelas da natação mundial.

A natação, a par do atletismo,

são as provas rainhas dos Jogos Olímpicos, conhecidas pela duração prolongada das competiçõe­s e pela diversidad­e de especialid­ades que cada uma delas proporcion­a. Portugal, com uma história tremenda de sucesso no atletismo, nunca foi capaz de atingir nível semelhante na natação. Esperamos assim que Diogo Ribeiro possa ser o estímulo e a inspiração para futuras conquistas na natação mundial.

Quanto ao Diogo Ribeiro, com

apenas 19 anos de idade, arrisca-se a ser uma das maiores estrelas da modalidade bem como um ícone do desporto em Portugal. Espero que a indústria do entretenim­ento em Portugal possa aproveitar esta nova estrela e seja capaz de a ajudar a afirmar-se como mais um exemplo de excelência made in Portugal.

QUE DIOGO POSSA SER

ESTÍMULOEI­NSPIRAÇÃO

PARA FUTURAS CONQUISTAS NA NATAÇÃO

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal