Record (Portugal)

HJULMAND FAZ PENÁLTI

- TIRA-TEIMAS Iturralde González antigo árbitro internacio­nal espanhol

1 Este é daqueles penáltis que agora temos visto em muitas ocasiões.

O jogador do Sporting, neste caso o Hjulmand, tem a mão separada do corpo e acima da cintura, ocupando um espaço não natural. É verdade que esta é uma infração que antigament­e não se apitava, mas agora os árbitros sancionam este tipo de mãos, temos de habituar-nos. O jogador corre o risco desnecessá­rio de pôr a mão para cima e comete penálti.

2 O golo é legal. Não há qualquer falta sobre o guarda-redes do Moreirense,

pois é um salto normal no futebol. Ele não toca na bola e esta vai para o segundo poste, onde bate na mão de Frimpong antes de entrar na baliza. É golo limpo. À primeira vista até parecia que a bola batia na mão do jogador do Sporting, o Morita, mas na repetição vê-se que é na do defesa do Moreirense.

3 Há uma disputa de bola, em que o jogador do Sporting, novamente o Hjulmand,

toca a bola e acaba por pisar o adversário – Nlavo –, mas vejo um jogador a exagerar muito a reação ao contacto. É que nem é um lance para cartão amarelo... É uma ação normal do jogo, em que um jogador toca a bola e acaba por atingir o opositor, mas pela mesma ação. É simplesmen­te falta e nada mais. Siga o jogo.

4 Nada de nada, é um ressalto

vindo de outro jogador do FC Porto e o Jorge Sánchez não pode evitar a mão onde a tem. É claro que bate na mão, mas não é sancionáve­l. O colega está muito perto e apanha-o despreveni­do, pelo que não pode tirar a mão daquele sítio. Vê-se surpreendi­do e nunca pode apitar-se esta mão. Se o braço estivesse mais estendido seria falta, mas não aqui.

5 É um penálti ‘tonto’, mas é penálti.

O Tomás Silva, atacante do Vizela, exagera um pouco o contacto, há que dizê-lo, mas é falta e não podes fazer essa avaliação pelo exagero ou não. O Morato estende a perna na tentativa de cortar a bola, não consegue e derruba o adversário com um toque na perna direita – tíbia com tíbia. Não o pisa, mas derruba-o. É penálti. Não é caso para mostrar cartão amarelo, mas é falta uma falta clara.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal