Record (Portugal)

Liga cada vez mais atrativa

- ÁREA TÉCNICA Helena Pires Diretora-executiva da Liga Portugal

Temos assistido, nas últimas épocas, a um inegável aumento dos níveis de competitiv­idade e atrativida­de das nossas provas profission­ais de futebol, tendência consolidad­a na primeira metade da atual temporada, conforme atestam os números apresentad­os pela Liga Portugal no recente ‘Media Partners Day’, que serviu para fazer o balanço da primeira volta das Ligas Betclic e SABSEG, assim como para apresentar uma animadora radiografi­a do momento da instituiçã­o e do futebol profission­al.

Vamos aos dados.

A Liga Portugal Betclic registou o maior número (446) e a maior média de golos (2,92) de sempre, entre as edições com 18 equipas, números superiores, por exemplo, aos da La Liga, da Serie A e da Ligue 1. Por outro lado, a média de tempo útil de jogo continua a subir (50,81 minutos em 2017/18 e 55,10 em 2023/24), a média de faltas por partida está a descer pela sétima época seguida (27,7) e a média de cartões amarelos está a baixar pelo segundo ano (5,1). Acresce que a diferença pontual no top-5 da Liga tem vindo a ser reduzida (21 pontos à 17.ª jornada de 2021/22 e 10 pontos no período homólogo de 2023/24), e no que diz respeito às big-5 só a Premier League registava menor distância.

Os dados mostram que estamos no caminho certo,

fruto do esforço conjunto de todos os clubes e agentes desportivo­s, mas também devido à liderança de Pedro Proença, hoje igualmente Presidente da European Leagues e que há dias mereceu elogios públicos do Presidente da LaLiga, Javier Tebas. Um reconhecim­ento e posicionam­ento que é justo estender a todo o universo do futebol profission­al, cujo trabalho tem sido determinan­te para a afirmação da Liga Portugal como organizaçã­o de referência.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal