Record (Portugal)

Benfiquist­a Trubin tem asas de 11 metros

- André Zeferino

UCRANIANO TORNOU-SE O PRIMEIRO GUARDA-REDES DO BENFICA A TRAVAR 3 PENÁLTIS NUM CAMPEONATO

çAnatoliy Trubin está em Portugal há pouco mais de seis meses e... já escreveu o seu nome na história do Benfica. O guarda-redes ucraniano voltou a defender um penálti nesta jornada, ao travar as intenções do vizelense Essende, que ainda assim se tornou no melhor marcador da história do Vizela na 1.ª Liga com o golo que já tinha apontado aos 48 minutos. Trubin não foi decisivo para o resultado final, mas para quem é responsáve­l por evitar que as bolas entrem na baliza, é como se tivesse marcado um golo. Assim, o guardião de 22 anos defendeu o terceiro remate dos 11 metros, depois de já o ter feito contra Portimonen­se e Casa Pia.

Como se defender três penáltis em apenas meia época em Portugal não fosse suficiente­mente

bom, este registo tornou Trubin no primeiro guarda-redes a fazê-lo com a camisola do Benfica numa só temporada. Um feito assinaláve­l e que deixa assim para trás nomes como Bento (1982/83), Enke (1999/2000), Ederson (2016/17) e até Vlachodimo­s (2021/22), todos com dois penáltis travados. Colocando o foco no panorama nacional, Trubin ultrapasso­u

Luiz Júnior (Famalicão) e passou a ser o guarda-redes do campeonato com mais penáltis defendidos. Para além destes dois já referidos, Bruno Varela (V. Guimarães), Marcelo Carné (Estoril), Dida (E. Amadora), Arruabarre­na (Arouca), Diogo Costa (FC Porto), Ricardo Velho (Farense) e Jhonatan (Rio Ave) travaram um penálti cada.

Em relação às últimas 10 temporadas,

o guardião ucraniano tem de travar mais um disparo dos 11 metros para se juntar a um lote muito restrito de guarda-redes que chegaram aos quatro penáltis defendidos numa só época. Marafona, ao serviço do Tondela em 2016/17, e Arruabarre­na, pelo Arouca no último ano, são os reis dos penáltis em Portugal.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal