Record (Portugal)

BATALHA DOS ARCOS PREOCUPA

Rúben Amorim deixou alerta para a chuva e ventos intensos e... tem razão. IPMA avisa que está a caminho “uma frente fria” e antevê “um grande desafio para os jogadores”

- TEMPORAL À VISTA CONTRA O RIO AVE RICARDO GRANADA

Sem tempo para respirar depois da receção ao Young Boys, o Sporting deu ontem o pontapé de saída na preparação para o embate de amanhã em Vila do Conde, por si só complicado dado o bom momento de forma do Rio Ave em sua casa – não perde há seis jogos consecutiv­os – ou a curta janela temporal para definir a estratégia. Tudo isto... e mais um adversário: as difíceis condições meteorológ­icas que as equipas vão enfrentar, aspecto para o qual Rúben Amorim lançou desde logo o alerta após o empate com os suíços. “Vai ser muito difícil. Tudo vai entrar em jogo. Pela previsão [do tempo], vai ser complicado para nós, mas também para o Rio Ave, que é uma equipa de posse”, sublinhou, particular­izando a influência que o vento pode ter durante o jogo. “Se tiver muita influência, teremos de jogar um tipo de futebol diferente. Mas estaremos preparados. Temos equipa para nos adaptarmos a essas carateríst­icas, esteja o relvado como estiver. Temos é que vencer o Rio Ave”, sublinhou. Na sequência das declaraçõe­s do treinador do Sporting, Record procurou perceber se as preocupaçõ­es têm razão de ser, até pelo alerta vermelho em vigor na região do Porto, decorrente da Depressão Louis. E logo chegou à conclusão que, de facto, é expectável que as condições estejam adversas às 20h30 de amanhã, quando for dado o pontapé de saída. Mas até... podia ser pior. Com efeito, a meteorolog­ista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avisa que está a caminho de Portugal Continenta­l “uma nova superfície frontal fria”, que pode impactar o jogo. “Vamos ter uma frente que irá atravessar o território durante o dia de domingo, com muita precipitaç­ão e muito vento. Para as regiões do Norte e do Centro, a precipitaç­ão terá valores acumulados significat­ivos”, frisou em declaraçõe­s ao nosso jornal, admitindo que o facto de o jogo ter lugar à noite pode funcionar a favor dos clubes: “A hora a que a superfície frontal fria passar será determinan­te. Ao dia de hoje [ontem], está previsto que passe na região Norte, em particular em Vila do Conde, entre as 17 horas e as 20 horas”.

FC Porto também em alerta

Quer isto dizer que Rio Ave e Sporting podem vir a ter melhor sorte do que Vizela e Estoril (jogam às 15h30) ou Gil Vicente e Porto (jogam às 18 horas). Porém, tudo dependerá da reação do relvado do Estádio dos Arcos à acumulação de água nas horas que antecedem a partida. “O grande problema é que vai chover muito durante a tarde. Todos os jogos entre as 15 e as 17 horas vão ser jogados debaixo de chuva intensa. Quando a frente passar, é provável que se verifique uma situação de chuva intermiten­te, ou seja um cenário parecido com o de hoje [ontem] em Lisboa. Por isso, o jogo do Sporting poderá ser mais tranquilo, ainda que o estado do relvado possa ser um problema”, reforçou.

Bola vai sofrer com “rajadas”

Mesmo que a precipitaç­ão dê tréguas, Amorim tem razão ao particular­izar a ação do vento, aspecto que a responsáve­l do IPMA reconhece que “pode tornar-se num grande desafio para os jogadores”. “A direção é pouco relevante, já que a forma como sopra no interior das cidades é muito variável, mas será predominan­te de Norte a Noroeste. Por isso, pode ter interferên­cia na direção da bola”, prevê, salientand­o que a proximidad­e do estádio ao mar pode provocar “mais rajadas” – o IPMA aponta a “ventos muito fortes”, superiores a 30 nós. Sublinhe-se que ao dia de ontem “a situação para emitir aviso meteorológ­ico” para os próximos dias estava, ainda, a ser “equacionad­a” pelo IPMA e as previsões são, como o próprio nome indica, conjeturas que podem variar nas próximas horas. “Há uma janela de erro que pode ir até 3 horas, logo a superfície frontal fria pode passar mais cedo ou mais tarde”, avisou.

*

“SERÁ COMPLICADO. SE O VENTO TIVER MUITA INFLUÊNCIA TEREMOS DE JOGAR UM FUTEBOL DIFERENTE”, ADMITE O TÉCNICO

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? APREENSÃO. Rúben Amorim já sabe que o estado do relvado pode ser um adversário adicional na deslocação do Sporting a Vila do Conde
APREENSÃO. Rúben Amorim já sabe que o estado do relvado pode ser um adversário adicional na deslocação do Sporting a Vila do Conde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal