Record (Portugal)

“REGRESSEI PARA MOSTRAR QUEM SOU”

Líder da tabela de guarda-redes com mais defesas na Liga Portugal SABSEG, o brasileiro, de 28 anos, regressou à Madeira para mostrar todo o valor. E com o regresso ao principal escalão no horizonte

- ANDRÉ BUCHO * * LIGA PORTUGAL

LIGA PORTUGAL - Depois de uma experiênci­a no CD Nacional, por empréstimo em 2019, regressou em 2022/23. Como olhou para a possibilid­ade de voltar a Portugal e ao clube madeirense?

LUCAS FRANÇA - Estava no Cruzeiro, na altura em que há uma reformulaç­ão, onde libertam vários atletas. Nesse momento, entram em contacto comigo e perguntam se tenho vontade de voltar. Tinha outras propostas do Brasil, mas dei prioridade a este regresso. Queria dar um conforto maior à minha família, mas também para procurar o meu espaço. Saí em 2019 com o sentimento de que podia ter feito mais. Joguei pouco. O Daniel Guimarães era o titular e estava muito bem. Quis regressar e mostrar quem realmente sou.

LP - É o guarda-redes com mais defesas na presente edição da Liga Portugal SABSEG e já venceu o prémio de Guarda-Redes do Mês da Liga Portugal SABSEG em outubro/novembro. É a sua melhor temporada a nível individual?

LF - Diria que sim. Nunca tive uma sequência de jogos tão longa na carreira e mesmo ao nível de boas exibições. Tenho mantido a consistênc­ia e vivo um dos melhores anos da minha carreira. Isso é fruto do meu trabalho, mas também dos meus colegas, que me ajudam todos os dias.

LP - No Brasil jogou nos dois principais escalões e em Portugal também. Como analisa a Liga Portugal SABSEG?

LF - Joguei praticamen­te a minha carreira toda no Cruzeiro, desde a formação até chegar a profission­al. Entre Portugal e Brasil, diria que a intensidad­e aqui é muito maior. Em termos táticos e técnicos, falando em termos pessoais, o guarda-redes participa muito mais em Portugal, ajudando na construção e nas transições. Quanto à Liga Portugal

SABSEG, o nível de competitiv­idade é muito alto. Não há vitórias fáceis, quem não estiver preparado psicologic­amente e taticament­e vai perder. Quem amolecer, não vai conseguir triunfar. LP - O mister Tiago Margarido afirmou que a primeira meta da época era atingir os 40 pontos, com vista a garantir a manutenção. Esse objetivo está alcançado o e o presidente Rui Alves já assumiu que a intenção agora é lutar pela promoção. Estão confiantes?

LF - O pensamento é jogo a jogo. Não podemos colocar uma perna além do que podemos alcançar. Temos de olhar para cada encontro como uma final, como fizemos desde o início da temporada, mas sem pressão. Estamos a jogar de forma leve. A pressão é dos outros clubes. Com esta mentalidad­e, estaremos mais próximos de alcançar o objetivo da subida.

LP - Mas a verdade é que a equipa subiu muito de rendimento da temporada passada para a atual. O que mudou?

LF - O plantel é parecido ao da temporada passada, mas o que faz total diferença é a entrega, o compromiss­o de todos. Corremos mais, a mentalidad­e da equipa é diferente e isso é fundamenta­l. Depois, a capacidade técnica do mister Tiago Margarido, que nos tem ajudado e plantado uma mentalidad­e de vencedor, de campeão. Cada jogo é uma prova para mostrarmos o nosso talento. Isso dá-nos confiança.

*

“O NÍVEL DE COMPETITIV­IDADE É MUITO ALTO NA LIGA PORTUGAL SABSEG”

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal