Record (Portugal)

“AMORIM JÁ DEVIA ESTAR NUM ARSENAL OU CHELSEA” TALISCA

Longe de Portugal há quase uma década, o atual colega de CR7 no Al Nassr não esquece o ex-companheir­o no Benfica. Sobre as águias, elogia Rui Costa e conta como ajudou Arthur Cabral

- TEXTOS: BRUNO FERNANDES FOTOS: PEDRO FERREIRA

çPara os adeptos de Portugal perceberem a diferença: o Talisca jogou dérbis, clássicos... um Al Nassr – o seu atual clube – contra o Al Hilal, é algo deste género?

TALISTA – É o mesmo ambiente, sem dúvida. Dos adeptos ao campo, não vejo grandes diferenças…

+Por falar em Porugal, falemos do Benfica, o seu primeiro clube após sair do Brasil. Acompanha?

T – Sim, algumas coisas, mas não muito – é mais pelas redes sociais. Assisto a alguns jogos, clássicos, Liga Europa, é mais por aí…

+Já não resta muita gente do seu tempo. Ainda há Rui Costa ou Luisão... Por exemplo, surpreende­u-o a chegada do primeiro à presidênci­a do Benfica?

T – Não, de todo! Sempre foi muito tranquilo, alguém que lutou sempre pelo Benfica. Não é mesmo uma surpresa... Achei que era o passo natural, de uma pessoa fantástica, que fez o Benfica campeão de novo passados alguns anos. E já como jogador era fantástico.

+Luisão também integra os altos quadros – é diretor-técnico.

T – Outra pessoa fantástica, que mostrou sempre uma liderança muito grande, então como capitão, algo muito importante num clube com a dimensão do Benfica.

+Houve algo que mudou: Rúben Amorim, que foi seu colega de plantel, treina hoje um velho rival do Benfica, o Sporting...

T – O gajo está em grande, hein?! Tenho acompanhad­o muito o trabalho dele. Ele jogava a médio e eu ainda fiz alguns jogos com ele [n.d.r: partilhara­m o campo em 10]. Já sabia que ele ia virar treinador… Dava logo para perceber.

+Pode explicar-nos o porquê?

T – Porque já dava para sentir que ele ia dar treinador. Ele dizia-nos muitas vezes: eu vou ser bom, vão ver! Era muito inteligent­e taticament­e. Nem corria muito, queria a bola no pé, construir jogo… Nós perguntáva­mos: como é que consegues? Sempre foi alguém muito inteligent­e dentro de campo. O que ele está a fazer, só é surpresa para quem não conviveu com ele quando nos tempos de jogador, porque sempre foi alguém muito bom taticament­e, inteligent­e e, acima de tudo, bastante humilde.

+A verdade é que Amorim fez o Sporting campeão após 19 anos sem um campeonato e, esta época, está novamente na luta pelo título, em disputa com o Benfica...

T – É o trabalho! Não deu para ser no Benfica, teve de ser noutro clube. É uma pessoa espetacula­r!

+Vê-o muito tempo no Sporting ou já o vê noutras aventuras?

T – Acho que está na hora de treinar um clube de outra dimensão, um Arsenal, um Chelsea – aliás, já devia estar lá. A carreira dele vai ser fantástica. Só precisa de continuar a fazer o que está a fazer!

+O Benfica tem alguns brasileiro­s: Morato, David Neres, Arthur Cabral, Marcos Leonardo...

T – [Interrompe] O Arthur Cabral! Eu praticamen­te criei-o. Ele viveu na minha casa, então no Brasil. O primo dele, o Hugo, também joga [no Sampaio Corrêa, do Rio de Janeiro]. Quando ele foi jogar para o Bahia e coincidiu comigo, lembro-me do Arthur criança. Ficava todos os dias na minha casa, com o meu primo Edson, que hoje, por acaso, joga em Portugal, no Moura [clube do Alentejo]. Lembro-me

“O RÚBEN ESTÁ EM GRANDE, HEIN? O QUE ESTÁ A CONSEGUIR É FRUTO DO SEU TRABALHO. SEI QUE VAI TER UMA CARREIRA FANTÁSTICA!”

“CONHEÇO O ARTHUR CABRAL DESDE CRIANÇA. VIVEU NA MINHA CASA! SEMPRE FOI UM LUTADOR E SEI QUE SÓ PRECISA DE CONFIANÇA”

do Arthur e de uma infância fantástica; uma criança forte, lutadora… Treinava com o meu primo Edson, no Bahia, e passava muito tempo na nossa piscina. Às vezes ainda conversamo­s e lembramos esses tempos. O que construiu e está a construir, merece. Como jogador, só precisa de confiança.

+E regressand­o à comunidade brasileira deste Benfica, Marcos Leonardo chegou recentemen­te do Santos. Muitos dizem que tem a qualidade de jogadores como Endrick ou o Vitor Roque ....

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal