Record (Portugal)

“Ronaldo vai jogar para lá dos 45 anos!”

-

çEstá na Arábia desde 2021: como surgiu a oportunida­de de vir para a liga saudita?

T – Estava a jogar na China há dois anos, no Guangzhou, mas com a pandemia a durar dois anos, fechou tudo e eu não podia voltar para lá. Acabei por rescindir o meu contrato e recebi um convite para vir para a Arábia Saudita. E quando eu vim para cá, em 2021, já sabia que isto tudo, esta evolução, ia acontecer, pelo projeto que me mostraram. Mas o projeto era para oito, dez anos, mas a verdade é que passados apenas três, as coisas mudaram de forma estrondosa, numa dinâmica muito rápida. Sabia que ia acontecer tudo isto, mas não sabia que ia ser tão rápido. O país está de parabéns. A cultura, o país – tudo tem crescido!

Ⓡ No processo de chegada, aconselhou-se com alguém?

T – Quando vim, jogavam cá outros brasileiro­s, como o Petros e o Maicon, que esteve no FC Porto, e eles disseram-me que o futebol estava a crescer muito, que o país estava a crescer muito… Na altura, o limite de estrangeir­os era sete e hoje são oito. Falarem-me tão bem do país foi fundamenta­l.

+O Talisca assinou, Cristiano Ronaldo chegou entretanto [foi oficial a fechar 2022], mas o Talisca é um dos ídolos dos adeptos do Al Nassr, certo?

T – [Risos] Sim! Foi um país que me acolhei de forma espetacula­r, onde comecei a construir uma história linda. Estive com os pés no rival [o Al Hilal] e acabei no Al Nassr… Foi algo impactante. Aliás, o meu vídeo de apresentaç­ão foi um dos mais vistos no Twitter na altura e tudo isso acaba por fazer parte da minha história neste clube. Tenho um carinho muito grande pelo Al Nassr, mas também sei o que represento para eles.

Ⓡ O Cristiano já coloca a Arábia à frente de muitos campeonato­s europeus: concorda?

T – Sim. A forma como o Cristiano abordou esse assunto foi boa e feliz. As pessoas que estão fora do futebol árabe não querem dar o devido valor, mas a verdade é que temos muita gente nos estádios a assistir aos jogos. Hoje, a liga saudita está no top-10 das mais fortes do Mundo: as pessoas não querem aceitar, mas é verdade. Há preguiça de vir para cá, de ver os clubes, as estruturas – vejam bem a estrutura do Al Nassr! É muito top! A liga está no top-10!

Ⓡ Cristiano Ronaldo: como reagiu ao facto de ter vindo? Ainda se lembra das primeiras palavras que ele vos dirigiu?

T – Foi tranquilo. Temos de ficar felizes por poder jogar com o melhor do Mundo! Sobre o discurso, e depois da apresentaç­ão no estádio, disse-nos que estava muito feliz, em família.

Ⓡ Sente que ele teve impacto no seu futebol, pelo desafio?

T – Por mais idade, experiênci­a e carreira que ele tenha, chegou ao Al Nassr um atleta com muito impacto e o facto de poder estar com ele na mesma equipa é uma felicidade imensa. Jogo e treino com o melhor do Mundo, trabalho o passe, o jogo de cabeça, converso com ele, tento entender como é todo o processo, de recuperaçã­o ao treino... Para qualquer jogador é uma grande oportunida­de.

Ⓡ E não vemos o fim à vista...

T – Está cada vez melhor! Se continuar assim vai jogar para lá dos 45 anos, sem dúvida!

*

“QUANDO CHEGOU, DISSE-NOS QUE SE SENTIA MUITO FELIZ, EM FAMÍLIA. NÃO TENHO DÚVIDAS QUE ESTÁ CADA VEZ MELHOR!”

 ?? ?? ESTRELA. Talisca à conversa com Record
ESTRELA. Talisca à conversa com Record

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal