Record (Portugal)

“AS PESSOAS SÓ ME FALAM DA MOTA” ELISEU

Se o Benfica for campeão, ex-defesa das águias promete estar no Marquês... com a Vespa, claro. Aos 40 anos, antigo internacio­nal português está a tirar curso de treinador e continua amigo de Rafa, a quem deseja a renovação

- RAFAEL SOARES

O Eliseu tem sido visto poucas vezes em público, desde que terminou a carreira em 2018, portanto comecemos mesmo por aí. O que tem feito depois de pendurar as chuteiras?

ELISEU – Basicament­e, tenho estado um pouco afastado, mas continuo por dentro do futebol, a trabalhar com empresário­s e a ver jogadores. Não me afastei assim tanto deste desporto. O futebol é a minha vida.

Mas pondera voltar mais ao ativo, numa função com maior visibilida­de?

E - Sim, agora estou a tirar um curso de treinador. Gostava de estar mais perto dos jogadores e do relvado.

Se anda atento, suponho que acompanhe o Benfica de forma especial. É o seu clube e foi lá que terminou a carreira. Como avalia a temporada, até agora?

E - As pessoas dizem que o Benfica não está muito bem, mas lidera o campeonato. Na verdade, o Sporting tem menos 1 jogo [e menos 2 pontos], mas, pelo que tenho visto, o Benfica está muito bem. A temporada vai entrar numa fase decisiva e eles têm plantel suficiente para continuare­m lá na frente para que, no final de maio, atinjam os objetivos. O principal é o campeonato.

Nesta altura, de facto, está a haver algum equilíbrio entre o Benfica e o Sporting, com o FC Porto a ficar para trás. A quem dá o favoritism­o para a conquista do campeonato?

E - Nunca podemos dar o FC Porto como morto. São 7 pontos, não é muito [n.d.r. a entrevista foi realizada antes do fecho da jornada passada e os dragões estão agora a 9 do Benfica]. Neste momento, o Benfica e o Sporting são favoritos, é difícil escolher.

Por ter sido lateral-esquerdo no Benfica, temos de lhe perguntar sobre esta posição em específico. Já vimos Bernat, Ristic, Jurásek, Morato, Aursnes, Carreras e Tomás Araújo nessa função. Sete jogadores passaram por lá, mas ainda nenhum se afirmou. O que está a falhar?

E - Não é fácil ser defesa-esquerdo do Benfica, num clube tão grande. Há uma pressão diária. É uma pressão boa, mas temos de estar preparados 200% porque jogar no Benfica exige muito e requer muita concentraç­ão. É muito trabalho. É como digo e repito, não é fácil jogar a defesa-esquerdo num clube como o Benfica, que agora contratou o Carreras. Parece-me uma solução válida para essa posição.

Quem lhe agradou mais na posição? E algum deles tinha semelhança­s com o Eliseu?

E - Não encontro muitas semelhança­s. Foi apenas no Benfica que comecei a ser lateral, na parte final da minha carreira. Antes jogava a extremo, fosse à direita

“AS PESSOAS DIZEM QUE O BENFICA NÃO ESTÁ MUITO BEM, MAS ESTÁ. TÊM PLANTEL PARA CONTINUARE­M LÁ NA FRENTE”

“NÃO É FÁCIL SER LATERAL DO BENFICA. HÁ UMA PRESSÃO DIÁRIA. TEMOS DE ESTAR PREPARADOS A 200%”

ou à esquerda. O Carreras é um jogador mais ofensivo e eu mais defensivo. Como defesa-esquerdo, a primeira função é defender bem. Depois do Grimaldo, as coisas não têm sido fáceis, mas acredito que o Benfica vai encontrar o jogador certo para essa posição.

“DIZEM REPETIDAME­NTE QUE TENHO DE IR AO MARQUÊS. E A MOTA HÁ DE IR AO MARQUÊS SE DEUS QUISER”

Já que falou nele... foi colega de Grimaldo. O seu rendimento no Leverkusen surpreende-o?

E - Todos sabíamos da qualidade dele. É um grande jogador. Vive um bom momento, merece estar a passar por isto.

E a herança ficou pesada...

E - É verdade. O Grimaldo deixou um legado muito grande. Vamos ver qual será o próximo lateral-esquerdo a dar alegrias aos adeptos.

Do plantel atual do Benfica, ainda guarda amigos?

E - Basicament­e, da minha altura sobra o Rafa. Mantenho o contacto com o André Almeida e com o Sílvio, mas do plantel atual é o Rafa... além do presidente [Rui Costa], que vive perto de mim. Vejo-o com frequência, mas é como disse... dos jogadores que estão lá, com exceção do Rafa, já não tenho nenhum.

O seu amigo Rafa acaba con

trato esta época. Gostava que ficasse mais algum tempo?

E - Gostava e acredito que vai ficar, mas vamos ver.

Ⓡ Como foi dito há pouco, tem surgido poucas vezes em público, mas quando aparece é sempre em grande estilo. Falamos da famosa Vespa. Apareceu com ela na festa do tetra e depois já a usou como adepto, em aparições surpreende­ntes. Ainda a tem?

E - Está guardada e vamos lá ver se neste ano há mais uma ou duas aparições. Veremos se conseguimo­s o campeonato e a Taça de Portugal. Já não vamos lá há alguns anos. Seria fantástico dar essa alegria aos adeptos, para irmos ao Jamor.

Ⓡ Portanto, pode prometer que vai voltar a aparecer com ela se o Benfica for campeão?

E - [risos] Se o Benfica for campeão, tenho a certeza absoluta. Isso já nem sou eu a dizê-lo, é o povo. Quando me abordam, as pessoas na rua só me falam da mota. Dizem repetidame­nte que tenho de ir ao Marquês. E a mota há de ir ao Marquês, se Deus quiser.

Já se tornou mesmo uma Ⓡ obrigação, portanto...

E - Completame­nte!

*

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal