Record (Portugal)

“Jesus foi o melhor treinador que tive”

-

Revelou que era um sonho chegar ao Benfica, o que aconteceu em 2014/15 pela mão de Jorge Jesus, com quem já tinha trabalhado no Belenenses. Como foi essa época de reencontro?

E – Já o conhecia por causa do Belenenses. Ele fez força para eu ir para o Benfica. Foi o melhor treinador que tive. Era excelente! Toda a gente sabe que ele é dos melhores a nível tático. Era muito exigente, mas foi espetacula­r treinar com ele. Nós gostávamos do treino. Eram sessões físicas e táticas, mas sempre com bola. Foram anos maravilhos­os, tanto no Belenenses como no Benfica.

Ⓡ Logo no fim dessa época, ele saiu para o Sporting e entrou Rui Vitória. Houve uma rivalidade intensa. Como a vivia?

E – [risos] Foi um ano giro, fomos taco a taco até à última jornada. Na altura, foi o recorde de pontos no campeonato e ficámos apenas 2 pontos à frente do Sporting. Ganhámos em 20 das últimas 21 jornadas. Foi muito renhido, sempre final atrás de final. Foi uma luta muito linda, mas no fim ganhou o melhor, que foi o Benfica.

Ⓡ Foi um ano com muitos bate-bocas entre os dois treinadore­s em causa. Colavam frases no balneário, como se costuma dizer, para se motivarem?

E – Isso era entre os treinadore­s. Servia mais para a componente psicológic­a. Quando entrávamos dentro de campo, esquecia-se os bate-bocas e as guerras psicológic­as. Quando a bola rola, esquecemos tudo e queremos ganhar o jogo. Vamos lá para dentro dar o nosso máximo e estamos sempre concentrad­os 100% em ganhar.

Ⓡ Um dos momentos da reviravolt­a desse campeonato foi o falhanço do Bryan Ruiz, no dérbi em Alvalade. O Eliseu estava na grande área. O que sentiu?

E – [risos] Por acaso, o mais difícil era fazer o que ele fez. Se tocasse com a ponta do pé ou de raspão, a bola entrava. Praticamen­te foi aí a reviravolt­a do campeonato, passámos para a frente. A partir daí foi sempre a somar de 3 em 3 pontos e ganhámos o campeonato.

*

“O MAIS DIFÍCIL ERA FAZER O QUE O BRYAN RUIZ FEZ. SE TOCASSE NA BOLA COM A PONTA DO PÉ OU DE RASPÃO, ERA GOLO”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal