Record (Portugal)

Há novo máximo de golos antes do intervalo esta época

- André Zeferino

A jornada 23 trouxe um novo recorde nesta edição do campeonato: mais golos marcados nas primeiras partes! Foram 16 as vezes em que os guarda-redes foram obrigados a ir buscar a bola ao fundo da baliza. Este novo máximo nesta temporada supera os 15 golos apontados antes do intervalo na ronda 19.

Naturalmen­te, para estarmos a falar num registo tão goleador nos primeiros 45 minutos,

muito contribuír­am os quatro golos apontados no frenético Rio Ave-Sporting, mas também os três golos marcados no Arouca-Famalicão. Curiosamen­te, num dos jogos com mais remates certeiros desta jornada 23, Benfica e Portimonen­se em nada contribuír­am para este recorde, já que apenas houve festejos após o descanso.

E nas outras edições da Liga já houve jornadas com mais golos na 1ª parte? Sim.

E não precisamos de recuar muito. Nas últimas seis temporadas, o máximo registado foi de 20 disparos certeiros na ronda 33 da época 2018/19. Acima do registo de 2023/24, há ainda outras quatro jornadas em que se marcaram 17 golos antes do intervalo.

Falando em golos, esta jornada tem ainda outra curiosidad­e.

Começando pelo plano individual, os avançados Samuel Essende (Vizela) e Héctor Hernández (Chaves) estão a fazer uma temporada impression­ante. É que os pontas-de-lança, apesar de vestiram a camisola dos últimos classifica­dos da Liga, andam de pé quente e foram responsáve­is por 57 e 52 por cento dos golos das suas equipas, respetivam­ente. Ou seja, o francês marcou 13 dos 23 golos do Vizela, enquanto o espanhol apontou 12 dos 23 tentos do Chaves.

GUARDA-REDES FORAM BUSCAR A BOLA AO FUNDO DAS BALIZAS POR 16 VEZES APENAS NOS PRIMEIROS 45 MINUTOS

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal