Record (Portugal)

COATES SÓ GANHOU UMA VEZ A OTAMENDI

Leão venceu dérbi de 2021 enquanto o central das águias festejou três vezes frente ao vizinho

- MIGUEL AMARO

O Sporting-Benfica da Taça de Portugal coloca frente a frente equipas com dois capitães sul-americanos, um uruguaio nos leões e um argentino pelas águias. Vai ser a 10ª vez que os dois se defrontam e o saldo é claramente favorável ao benfiquist­a pois Coates só ganhou uma vez a Otamendi, que saiu a a sorrir de seis desses confrontos diretos. Apesar de serem de países vizinhos, os dois centrais só se defrontara­m pela primeira vez em Inglaterra, quando Coates, numa segunda tentativa para vingar na Europa, estava cedido pelo Liverpool ao Sunderland. Nessa época 15/16, o uruguaio mediu forças duas vezes com Otamendi, então já com experiênci­a acumulada em Portugal e em Espanha e titular no poderoso Manchester City. O argentino goleou nos dois jogos, ambos por 4-1. Em 2019, voltaram a encontrar-se, num jogo particular de seleções disputado em Israel.

Dessa vez ninguém saiu a sorrir pois empataram 2-2, mas a noite até correu pior para o uruguaio, que saiu lesionado logo aos 17’. Na época 2020/21 mediram finalmente forças na Liga portuguesa e foi essa a primeira (e única) vez que Coates venceu Otamendi. Em Alvalade, na 16ª jornada, o Sporting ganhou 1-0 com um golo de Matheus Nunes, nos

CHOCARAM PELA PRIMEIRA VEZ EM INGLATERRA E DUAS VEZES PELAS SELEÇÕES. NUNCA MARCARAM UM AO OUTRO

descontos e no único remate dos leões enquadrado com a baliza. Foi o suficiente para a equipa de Rúben Amorim fugir na tabela . Depois desse, os capitães encontrara­m-se mais seis vezes e o melhor que Coates conseguiu foram os empates da época passada, ambos por 2-2. Nos restantes duelos, Otamendi venceu 3-0 num Argentina-Uruguai, de apuramento para o Mundial 2022, e mais três dérbis na Liga portuguesa, um deles em Alvalade (2-0 em 21/22). Última nota: nestes 10 duelos nenhum dos capitães marcou golos.

*

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal