Record (Portugal)

“O Benfica não ganhava e agora é diferente”

Técnico viu clube reerguer-se desde que assinou mas quer mais títulos para entrar na história. Para o Sporting e Amorim, choveram elogios

- RAFAEL SOARES

No dia do 120.º aniversári­o do Benfica e em véspera de dérbi, Roger Schmidt lembrou os seus méritos e recordou que as águias estavam num jejum de troféus quando chegou. No entanto, o treinador tem vontade de integrar “a boa parte da história do clube”, pelo que está obrigado a ganhar mais troféus. “Para entrarmos na história do Benfica, temos de vencer títulos. Já o fizemos duas vezes, com o campeonato e a Supertaça, mas temos de continuar a ganhar. Quando cheguei, há um ano e meio, o Benfica estava numa situação difícil. Não ganhava títulos há alguns anos e hoje é completame­nte diferente”, disse, na antevisão ao duelo frente ao Sporting.

De facto, até à conquista do campeonato, em 2023, o Benfica não erguia um troféu desde que venceu a Supertaça de 2019, mas o foco de Schmidt passa pelo futuro. Assim, ultrapassa­r o Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal é meio caminho para levantar mais um troféu. Mas, para o técnico, a dúvida no que toca ao finalista persistirá até à 2ª mão, apesar de qualificar este jogo como “importante”.

“Nem sequer é um jogo decisivo para as meias-finais da Taça, portanto, como pode ser decisivo para a época? Ainda há muitos jogos. Claro que vamos tentar criar as melhores condições para sairmos em vantagem”, frisou, ainda que o objetivo para hoje passe por deixar Alvalade com “um resultado

“O SPORTING TEM UM ESTILO DE JOGO QUE ENCAIXA NO PLANTEL, TEM UM TREINADOR MUITO BOM E ESTÁ EM BOA FORMA”

muito bom.”

De qualquer forma, o treinador, de 56 anos, reconheceu poder ao adversário que terá pela frente.

Schmidt distribuiu elogios pelos leões e mostrou-se admirador de Rúben Amorim. “O Sporting é uma equipa muito completa e com muita qualidade individual. Têm um estilo de jogar que encaixa no plantel, têm um treinador muito bom, estão em boa forma e têm uma abordagem muito clara. É por isso que jogam muito bem e são muito perigosos”, destacou. Sem responder diretament­e ao ser questionad­o se estas são as duas melhores equipas em Portugal, Schmidt encontra semelhança­s entre águias e leões, já que vê “duas equipas a mostrar muita qualidade nesta temporada”, apontando à regularida­de de ambas. “Os dois conjuntos já conseguira­m muitos pontos no campeonato. Isso mostra que são fiáveis e capazes de vencer jogos difíceis ”, sublinhou, vendo o Benfica “numa excelente fase e no bom caminho” e desejando ver sempre “um futebol corajoso e ofensivo” enquanto orientar os encarnados.

Sem problemas em falar

O técnico também deu a sua versão sobre o facto de ter falhado as duas últimas antevisões dos jogos do campeonato, mostrando que essa questão o ultrapassa. “O Ricardo [Lemos, responsáve­l pela comunicaçã­o] pensou que seria aborrecido para vocês que eu falasse tanto em tão pouco tempo. Não foi nenhuma decisão especial, é uma questão relacionad­a com o calendário. Não tenho problemas em vir aqui todos os dias falar convosco”, vincou.

*

“QUANDO CHEGUEI, HÁ UM ANO E MEIO, O BENFICA ESTAVA NUMA SITUAÇÃO DIFÍCIL. NÃO GANHAVA TÍTULOS HÁ ALGUNS ANOS”

“NEM SEQUER É UM JOGO DECISIVO PARA AS MEIAS-FINAIS DA TAÇA. COMO PODE SER DECISIVO PARA A ÉPOCA?”

“AS DUAS EQUIPAS JÁ FIZERAM MUITOS PONTOS NA LIGA. MOSTRA QUE SÃO CAPAZES DE VENCER E QUE SÃO FIÁVEIS”

 ?? ?? ROGER SCHMIDT
ROGER SCHMIDT
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal