Record (Portugal)

PORQUE NÃO BASTA MARCAR

Dinamarquê­s prepara regresso aos titulares depois do recado de Schmidt a Arthur e Marcos: é preciso mais do que golos

- RAFAEL SOARES

Roger Schmidt planeia deixar de lado a fórmula com o falso 9 e lançar Tengstedt no onze frente ao FC Porto, apurou Record depois de uma conferênci­a de imprensa em que o treinador do Benfica deixou um recado de forma incisiva aos dois outros pontas-de-lança da equipa. Questionad­o pelo nosso jornal sobre a falta de utilização de Arthur Cabral e Marcos Leonardo nos últimos jogos, o técnico foi claro: não basta marcar golos e é preciso dar muito mais. “Todos os avançados conseguem marcar, não tenho dúvidas. Mas também podemos marcar golos quando eles estão no banco dos suplentes. Não é decisivo que marquem um ou dois golos em dois jogos seguidos. Cabe-lhes mostrar que conseguem ser completos em tudo, não apenas a marcar golos: têm de envolver-se na pressão, na contrapres­são e ajudarem a equipa a ficar compacta. Têm de mostrar o pacote completo. Para jogar no Benfica, não basta marcar golos”, atirou.

O treinador, de 56 anos, até deu exemplos para comprovar que os encarnados conseguem marcar sem qualquer um dos canarinhos. “Todos querem jogar de início e sempre 90 minutos. A minha função não é dar minutos aos jogadores por marcarem golos. Fizemos seis com o Vizela e quatro diante do Portimonen­se.

Não temos problemas em marcar. A minha tarefa é encontrar o melhor equilíbrio e gerir a equipa”, destacou.

Frente ao Sporting, face à utilização de Rafa como falso 9, Schmidt nem sequer lançou Marcos Leonardo e apenas chamou no tempo de compensaçã­o Arthur Cabral, que saiu diretament­e para o túnel, após o apito final, sem esconder a frustração. O técnico não respondeu se con

versou com o atacante, mas deixou outra mensagem ao ser questionad­o sobre o tema. Sem individual­izar, referiu que é mais fácil encontrar espaço entre os titulares quando existe compromiss­o máximo.

“Temos de equilibrar a equipa e encontrar a melhor estratégia. Cabe aos jogadores trabalhare­m ao seu melhor nível em cada treino e em cada minuto de jogo. Se eles derem 100 por cento, forem melhores que outros jogadores e contribuír­em para a equipa ficar melhor, vão jogar. É muito fácil. Dou as mesmas oportunida­des a todos e eles contribuem para as minhas decisões”, sustentou.

Kökçü na esquerda

Lançado aos 61’ em Alvalade, Tengstedt é o ponta-de-lança que dá mais confiança ao treinador pelas caracterís­ticas que oferece sem bola. Perante o regresso do dinamarquê­s, de 23 anos, Neres será o grande sacrificad­o, já que deverá começar a partida no banco.

Para atuar atrás de Tengstedt, Schmidt dá prioridade ao trio formado por Di María, Rafa e Kökçü, que tem agradado ao técnico a jogar em zonas mais adiantadas. O internacio­nal turco começará na esquerda, face à ausência de Neres.

Quem também mudou de funções recentemen­te e continua de pedra e cal no onze é João Mário. O camisola 20 prepara-se para voltar a atuar no miolo ao lado de João Neves.

* 3 de março de 2024

FÓRMULA COM FALSO 9 CAI NO DRAGÃO

“TÊM DE ESTAR NA PRESSÃO E AJUDAR A EQUIPA A FICAR COMPACTA. TÊM DE MOSTRAR O PACOTE COMPLETO” ROGER SCHMIDT, ontem em confererên­cia de imprensa

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? CONFIANÇA. Schmidt vê o dinamarquê­s como a opção mais fiável para a frente
CONFIANÇA. Schmidt vê o dinamarquê­s como a opção mais fiável para a frente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal