Record (Portugal)

Viver o sonho do outro lado do Mundo

- PEDRO MORAIS

Com a ambição de treinar um clube de grande dimensão, o técnico português deixou Portugal e rumou à China para assumir o leme do Beijing Guoan, um dos clubes com maior massa adepta daquele país. Em apenas meia época, conduziu a equipa a 10 das 14 vitórias na Superliga chinesa e ganhou um novo estatuto junto dos decisores. De contrato renovado até 2025 e com a (difícil) adaptação já concluída, Ricardo Soares parte para uma nova temporada com a fasquia bem alta e com o desejo de andar mais perto de títulos

Quando se fala no nome de Ricardo Soares, a generalida­de dos adeptos lembrar-se-á dos trabalhos no Moreirense e no Gil Vicente, que conferiram um novo estatuto ao técnico dentro de portas. No entanto, o treinador, de 49 anos, não adormeceu à sombra do sucesso conquistad­o em Portugal e decidiu tentar a sorte além-fronteiras, primeiro com uma passagem pelo Al-Ahly, do Egito, e, mais recentemen­te, com a ida para o Beijing Guoan, emblema ao qual chegou em junho de 2023. A decisão de rumar à China foi difícil, mas o sonho de representa­r um clube de grande dimensão falou mais alto. “Houve várias razões para adotar este passo. Uma delas foi entender que as coisas no Egito não correram bem, o que me deixou com vontade de provar a mim mesmo que foi um acidente de percurso e que estava preparado para um desafio de grau de dificuldad­e elevado. Em Portugal, conseguimo­s provar em vários sítios que estávamos preparados para atingir os objetivos a que nos propomos e necessitav­a de algo diferente para me pôr à prova. A outra razão foi que estava nos meus horizontes trabalhar numa equipa grande e o Beijing Guoan é um grande, com uma pressão enorme. Precisava de um projeto destes, precisava de mais do que lutar pela permanênci­a em Portugal. Financeira­mente teve peso, mas não era o suficiente para sair de Portugal. Desportiva­mente havia mais”, disse, em declaraçõe­s a Record. Embora tenha chegado a meio da temporada ao clube, Ricardo Soares fez um trabalho que impression­ou a direção do Beijing Guoan, que decidiu premiá-lo com uma renovação até 2025. Por outro lado, o técnico ganhou crédito dentro da estrutura. “Fazem-me sentir importante, não só pela renovação, mas principalm­ente pela forma como aceitaram as sugestões que dei em termos de linha de futuro e de orientação”, assumiu.

Com mais tempo de trabalho e tendo participad­o na pré-temporada, Ricardo Soares arrancou ontem a nova campanha com uma vitória – 2-0 em casa do Cangzhou – e altas expectativ­as. O objetivo é fazer melhor do que o sexto lugar de 2023. “Os últimos anos, em termos classifica­tivos, não foram ao encontro do que as pessoas esperavam e estamos com expectativ­as de colocar o clube a lutar pelos três primeiros. Queremos reduzir as diferenças na Superliga. Temos um grande caminho pela frente, mas queremos, a curto prazo, lutar por títulos”, admitiu o técnico.

 ?? ?? RICARDO SOARES.O nome do técnico luso em mandarim
RICARDO SOARES.O nome do técnico luso em mandarim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal