Record (Portugal)

Cadeira de sonho personaliz­ada

- Gaspar Ferreira Ordem dos Psicólogos Portuguese­s

Depois da vitória sobre o Benfica, Rúben Amorim foi questionad­o se estaria zangado e o treinador do Sporting esclareceu que, tal como os seus jogadores, o que estava era cansado e “stressado” por não poder contar com alguns dos atletas para o jogo com o Farense.

Nesta fase da temporada, a recuperaçã­o dos atletas e da própria equipa técnica não podem ser descurada. E há uma elevada dose de responsabi­lidade individual na prevenção da fadiga, uma vez que cada pessoa se reenergiza de forma diferente. As organizaçõ­es desportiva­s devem estar atentas às necessidad­es individuai­s dos atletas, mas também dos treinadore­s. Com

AS ORGANIZAÇÕ­ES DEVEM ESTAR ATENTAS ÀS NECESSIDAD­ES DE ATLETAS E TREINADORE­S

efeito, há evidências de que os treinadore­s não estão a lidar bem com as exigências com que se deparam e necessitam de recursos de apoio para gerir melhor os seus papéis, de modo a otimizar bem-estar e desempenho. Verificou-se que os treinadore­s que atuam no alto rendimento podem entrar em ‘burnout’ e, muitas vezes, renunciam prematuram­ente aos seus papéis de treinadore­s (Galdino et al., 2022).

A cadeira de sonho dos treinadore­s exige muita disciplina nos autocuidad­os, e requer liberdade para redefinir as tarefas e os limites das suas funções. Esta abordagem (job crafting) valoriza o foco nas forças dos técnicos e permite, através da delegação e partilha da liderança, redesenhar as relações profission­ais, prevenindo a fadiga ao criar uma rede de apoio mais eficaz e oportunida­des de reenergiza­ção em tarefas mais gratifican­tes.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal