Record (Portugal)

À VISTA PARA O RANGERS

Schmidt sofreu a 7.ª derrota pesada da carreira e nas ‘ressacas’ anteriores somou 3 vitórias e 1 empate

- NUNO MIGUEL FERREIRA

çA derrota sofrida anteontem no Dragão foi histórica para o Benfica, mas também para Roger Schmidt já que foi a terceira vez na carreira em que perdeu por 5 golos de diferença. E olhando em retrospeti­va constata-se que no jogo seguinte o técnico procedeu sempre a várias alterações no onze, pelo que é expectável que na 5ª feira volte a mexer na equipa que vai iniciar o embate com o Rangers para a 1ª mão dos ‘oitavos’ da Liga Europa.

Até ao clássico do Dragão, a derrota mais pesada do treinador alemão ao leme dos encarnados

EM 2013/14, QUANDO TREINAVA O SALZBURGO, REVOLUCION­OU A EQUIPA TITULAR NO JOGO SEGUINTE AOS 0-3 EM VIENA

tinha sido o 0-3 em Braga, em dezembro de 2022. Aliás, foi esse o seu primeiro desaire no banco do Benfica. Na partida seguinte Schmidt fez duas alterações nas opções iniciais e conseguiu vencer o Portimonen­se (1-0) na Luz. Antes disso, sofrera duas goleadas na mesma temporada (2021/22) ao comando dos holandeses do PSV. Em setembro de 2021 foi surpreendi­do (0-4) em casa pelo Feyenoord e na partida seguinte – deslocação ao terreno do Go Ahead Eagles – apostou em 5 alterações e ganhou (2-1). No mês seguinte, caiu com estrondo (0-5) em casa do Ajax , resultado que custou a titularida­de a 3 elementos no compromiss­o seguinte (triunfo por 5-2 sobre o Twente). Contudo, o desaire com consequênc­ias mais diretas foi o 2-6 em Dortmund, que ditou o despedimen­to de Schmidt do Bayer Leverkusen.

Curiosamen­te, essa derrota ocorreu a 4 de março de 2017, ou seja, fez ontem 7 anos. Recuando a 2013/14, quando orientava os austríacos do Salzburgo, o treinador perdeu (0-3) no reduto do Áustria Viena e fez uma autêntica revolução na jornada seguinte: trocou 7 titulares na receção ao Wacker Innsbruck, mas sem sucesso já que não foi além de um nulo. A primeira ‘manita’ que sofreu na carreira foi em 2012, na última jornada da 2ª Divisão alemã, com reflexos amargos já que o Paderborn acabou por falhar por apenas 1 ponto o acesso ao playoff de subida com essa derrota aos pés do St. Pauli.

Resta agora aguardar por 5ª feira para perceber se Roger Schmidt manterá a tradição de mexer na equipa titular na ressaca de um desaire mais pesado, mas tudo leva a crer que a receção ao Rangers terá protagonis­tas diferentes no lado das águias. *

 ?? ?? TOCADO. Camisola 6 dos encarnados tenta recuperar a tempo de defrontar o Rangers
TOCADO. Camisola 6 dos encarnados tenta recuperar a tempo de defrontar o Rangers

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal