Record (Portugal)

ESCOLHAS DE SCHMIDT ESGOTAM APACIÊNCIA

Futuro do treinador divide as opiniões, mas o painel contesta as opções: a maioria deseja Aursnes mais à frente, a utilização constante de um 9 e ninguém quer ver Morato a lateral

-

“O Benfica vai do 8 ao 80. Pega-se pela parte mais frágil, que é o treinador. Despedi-lo tem encargos substancia­is e é preciso ter isso em conta. Mas se pensamos que não nos serve, há que tomar uma atitude. De fora, há a sensação de cansaço na relação entre técnico e jogadores.”

“O Benfica aumentou o plantel, mas tenho dúvidas que tenha melhorado a qualidade. Quantos reforços são indiscutív­eis? Não sei se foi o treinador, o Rui Costa ou o scouting, mas não foram felizes. Quem errou que diga. É melhor ter a humildade e admitir erros do que ser arrogante como se estivesse certo.”

“Isto acontece porque falta um lateral de raiz com qualidade. É a posição em que é mais difícil encontrar um jogador de qualidade e o Benfica teve dificuldad­es. O Morato defende bem por dentro, mas por fora tem muitas dificuldad­es. Vieram 3 laterais-esquerdos e há um desperdíci­o no investimen­to.”

“Pede-se a todos os jogadores que percebam mais do que uma posição. Ele é extremamen­te culto, por isso consegue multiplica­r as várias funções na equipa, mas é o jogo que tem de provocar essa multiplici­dade e não o contrário, quando se faz alterações constantes na posição dele. Não é benéfico.”

“É histórico e cultural: o Benfica sempre jogou com um 9. É importante respeitar esse fator e ter um homem de referência na frente. Não há falta de pontas de lança e Schmidt tem toda a legitimida­de para meter quem quiser, mas as opções trazem dúvidas e desconfian­ça.”

“Na minha perspetiva, há duas partes que devem responder. Uma passa pelo presidente e pela Direção, que devem perceber se as coisas podem mudar ou não; e a outra é Roger Schmidt e a sua equipa técnica. É preciso perceber se sentem que têm condições para dar a volta ao texto.”

“O Benfica foi buscar muitos jovens e reforçou-se na perspetiva de futuro, a médio e longo prazo. Nunca é fácil chegar a um país novo e a integração. Dos que chegaram em janeiro, alguns já demonstrar­am potencial, mas não é o momento mais fácil para entrar na equipa, que está a discutir várias provas. Tudo tem um custo.”

“O que vejo é que o Morato tem um tipo de carateríst­icas e, por exemplo, o Álvaro Carreras tem outras bem diferentes. O espanhol ainda é um miúdo, foi contratado há pouco tempo, não é fácil chegar ao Benfica e entrar numa equipa que tem que discutir títulos. É uma aposta para o futuro.”

“Em termos de seleção, jogar na posição de origem será mais vantajoso para ele. Mas tem de ajudar a equipa e não podemos esquecer que o Bah esteve lesionado. Se o Benfica não tem miúdos na equipa B com qualidade, o jogador que vejo com maior capacidade e que dá mais garantias para a posição de lateral direito, por exemplo, é o Aursnes.”

“O dinheiro não quantifica os jogadores. O Benfica fez 2 jogos com ataque móvel. Com o Portimonen­se esteve muito bem e goleou, mas com o Sporting as coisas saíram furadas. O problema são questões físicas e psicológic­os. Num ou noutro sistema, há ali algo que não está a funcionar.”

“Tem condições para continuar. Está na luta pela Liga, a discutir as ‘meias’ da Taça com o Sporting e está na Liga Europa. O Benfica não é de mandar o treinador embora como outros fazem. Há que tirar ilações da derrota no Dragão, de exibições menos convincent­es e reagir já no jogo de quinta-feira.”

“Sem dúvida. Das contrataçõ­es feitas para lugares muito específico­s, não se nota nenhum aproveitam­ento da parte do treinador do Benfica. E, pelas declaraçõe­s dele, insiste em dizer tudo ao contrário. As pessoas não são estúpidas. Não é preciso ser treinador para ver. Schmidt não tem tirado o melhor aproveitam­ento dos jogadores.“

“Insistir no Morato é rebentar com ele, porque é um grande defesa-central. Um central não tem as carateríst­icas de um lateral. Schmidt está a queimar um jogador que tem qualidades fantástica­s para jogar no Benfica ou noutro grande clube qualquer. Muito tem feito ele, pois o Álvaro Carreras chegou em janeiro e tem jogado pouco.”

“Não. Já no ano passado defendi que deve jogar no centro do meio-campo. É polivalent­e, um bom profission­al, mas é ali que tem mais rendimento. Para ele era bom e para a equipa fantástico. Com Aursnes e João Neves , ambos defendem e atacam. É um crime um jogador com aquela capacidade estar a jogar fora da posição dele.”

“Não. O Arthur veio pesado, mas estava a marcar e andava feliz. O Marcos Leonardo também tem de jogar, 5 minutos não é nada. O ‘ponta’ tem de ser sempre móvel. É fácil formar um onze forte no Benfica, com Neres e Di María nos flancos. O Rafa tem de aproveitar as costas do avançado e é aí que deve jogar.”

“Deve ir até ao fim com a maior dignidade possível e depois tem de se ir embora, mesmo que seja campeão. Ele está completame­nte perdido, ninguém percebe nada da equipa. Estamos a 10 jornadas do fim da Liga e ninguém sabe qual é o onze do Benfica. E ele não estuda os adversário­s.”

“Claro. Não sei se é problema de Schmidt ou do scouting. Ou os novos reforços não jogam ou não têm a qualidade esperada. O Kökçü, jogador mais caro da história em Portugal, nunca foi decisivo. Temos gastado muito dinheiro, que não é rentabiliz­ado. Em janeiro, chegaram vários jogadores e ninguém viu nada.”

“Não. O Morato fez-me lembrar o David Luiz, quando também perdemos por 5-0 frente ao FC Porto. Disse aos meus filhos que me cheirava que íamos levar 5. A ala esquerda era composta por Kökçü e Morato e foi uma avenida. Ele é alto e sem rins. O Francisco Conceição parecia o Maradona a passar por ele.”

“Mostra que há instabilid­ade no treinador. O jogador é irrepreens­ível. Cumpre sempre. Se o treinador tivesse juízo, ele até teria sido o defesa-esquerdo no Dragão. Tivemos vários laterais e o único que deu conta do recado foi o pobre do Aursnes. É inacreditá­vel. Resta agradecer-lhe tanto sacrifício e disponibil­idade.”

“Andámos 2 jogos a atuar sem ponta de lança e não correu bem em Alvalade. É mais uma soma de equívocos. Quando estava a jogar bem e as pessoas começaram a perceber o motivo da sua contrataçã­o, o Arthur foi para o banco. O Tengstedt é o mais frágil. O Musa nunca devia ter saído.”

“Não tem condições para continuar há algum tempo. Era uma humilhação que se adivinhava. O resultado justificav­a o pedido de desculpas que ele acha que não tem de dar e uma tomada de decisão veemente da Direção: retirar-lhe as mãos dos bolsos e enchê-los com a indemnizaç­ão.”

“O rol de equívocos é tão imenso, que é difícil destacar só um ou outro. O Benfica deve estar a bater um recorde qualquer ao ter mais de 40 M€ em avançados no banco. Não se compreende a contrataçã­o de jogadores que não são aposta. Kökçü custou muito dinheiro e o treinador não o mete a jogar no sítio certo.”

“O Morato não é defesa-esquerdo, nem sequer é um grande central. É um jogador para estar no banco, porque tem bom jogo aéreo e boa presença física, mas é lentíssimo e tecnicamen­te é medíocre. Não tem culpa de jogar ali. É miserável nessa posição e isso nota-se quando encontra um adversário melhor.”

“O Aursnes é um oásis, vale cada cêntimo. É um jogador notável. Como lateral-direito tem as melhores estatístic­as do campeonato e à esquerda desenrasca melhor do que o Morato. Mas, por causa de um planeament­o bizarro, perdemos o melhor elemento do meio-campo e o ‘gegenpress­ing’ que carateriza­va a equipa.”

“Entrar sem um 9 em jogos grandes é sinal de fraqueza. A gestão dos avançados é incompreen­sível. Arthur começou a marcar e foi para o banco. No Benfica, jogar sem um ponta-de-lança devia dar despedimen­to. Não é preciso ser um homem de área. É preciso um Jonas, um João Félix...”

 ?? ??
 ?? ?? Álvaro Magalhães ex-jogador do Benfica
Álvaro Magalhães ex-jogador do Benfica
 ?? ?? glória do Benfica João Alves
glória do Benfica João Alves
 ?? ?? António Simões glória do Benfica
António Simões glória do Benfica
 ?? ?? Bruno Costa Carvalho ex-candidato à presidênci­a do Benfica
Bruno Costa Carvalho ex-candidato à presidênci­a do Benfica
 ?? ?? Luís Filipe Borges Apresentad­or
Luís Filipe Borges Apresentad­or

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal