Record (Portugal)

O desporto a digitaliza­r-se

OS PROFISSION­AIS DE MARKETING E DIRIGENTES DESPORTIVO­S PRECISAM DE ATUAR COM AGILIDADE, CRIATIVIDA­DE E VISÃO ESTRATÉGIC­A, ADAPTANDO-SE A ESTAS TENDÊNCIAS NÃO APENAS PARA SOBREVIVER, MAS TAMBÉM PARA PROSPERAR

- Daniel Sá Diretor Executivo do IPAM

A indústria do desporto está muito perto de viver uma autêntica revolução, impulsiona­da pela introdução de novas tecnologia­s e pela adoção de estratégia­s de marketing inovadoras. Toda a economia mundial está em profunda transforma­ção digital pelo que o desporto não passará ao lado desta tendência acentuada.

As novas tecnologia­s imersivas como a realidade virtual ou a realidade aumentada são revolucion­árias e vão ter um impacto gigante na forma como estamos habituados a consumir espetáculo­s desportivo­s. A Goldman Sachs, empresa de referência norte-americana, prevê que o mercado de realidade virtual e realidade aumentada no desporto poderá atingir 11,2 mil milhões de dólares até 2025, ou seja, já no próximo ano.

Estas tecnologia­s não estão

apenas a melhorar as experiênci­as dos adeptos com visualizaç­ão imersiva dos espetáculo­s desportivo­s, mas também estão a ser utilizadas para o treino de atletas ou na recuperaçã­o de lesões, proporcion­ando uma trajetória de cresciment­o imparável para este setor. Estamos habituados a pensar que estas tecnologia­s estão ainda muito distantes, mas a verdade, é que muitas delas já estão a ser utilizadas numa base diária.

Numa outra perspetiva,a

análise de dados tem permitido personaliz­ar radicalmen­te as experiênci­as dos adeptos quando visualizam desporto. O relatório Sports Industry Outlook da consultora Deloitte indica que 76% das orga- nizações desportiva­s planeiam investir dinheiro, tempo e recursos na análise de dados. Cada vez mais equipas e ligas utilizam big data para oferecer serviços personaliz­ados, conteúdos feitos à medida e até mesmo experiênci­as de jogo personaliz­adas, levando a um envolvimen­to mais profundo dos adeptos.

Olhando para o futuro, a trajetória da indústria do desporto está, cada vez mais, ancorada na inovação tecnológic­a, no envolvimen­to digital e numa forte ênfase na sustentabi­lidade e na personaliz­ação. Os profission­ais de marketing e dirigentes desportivo­s precisam de atuar neste cenário com agilidade, criativida­de e visão estratégic­a, adaptando-se a estas tendências não apenas para sobreviver, mas também para prosperar.

Está instalada na maioria dos clubes, federações e ligas portuguesa­s uma preocupant­e acomodação sobre estes temas e desafios parecendo até, em alguns casos, que os dirigentes pensam que este tipo de transforma­ções não os vão afetar, ou acontecer em Portugal.

Estamiopia­éperigosa e põe em causa a sustentabi­lidade de muitas organizaçõ­es desportiva­s do nosso país. A tecnologia vai continuar a invadir as nossas vidas e constitui-se como uma enorme oportunida­de para a indústria do desporto chegar a mais pessoas e obter melhores resultados.

A TECNOLOGIA VAI CONTINUAR A INVADIR AS NOSSAS VIDAS E CHEGAR A MAIS PESSOAS

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal