Record (Portugal)

Defender também é uma arte

ANTÓNIO SILVA TEM A OBRIGAÇÃO DE REAGIR A DESASTRES DUROS COMO OS DO DRAGÃO E INTERIORIZ­AR QUE O CONFORTO JÁ OBTIDO NA CARREIRA SÓ SERVE PARA CONSOLIDAR A EXCELÊNCIA. JAMAIS COMO SINAL MENTIROSO DE UMA PLENITUDE PREMATURA

- RUI DIAS

É UM JOVEM COM ARMAS REFINADAS E QUALIDADE IMENSA EM TERMOS TÁTICOS, TÉCNICOS E FÍSICOS

Numa função em que a idade contribui para dimensiona­r a qualidade global e esclarece que o processo de construção será concluído com tempo, António Silva é exceção à regra. Junto às áreas, onde o futebol requer elevadas doses de saber, precisão e responsabi­lidade só ao alcance de homens maduros, o jovem benfiquist­a (20 anos) não é afetado pela imperiosa necessidad­e de qualidades que, de um modo geral, estão interditas a adolescent­es. Agora que é mais fácil reconhecer talento e encontrar beleza na dança daqueles que se expressam sem bola, é um caso sério. Antes de naufragar no Dragão, afundando-se como toda a equipa, confirmou em Alvalade a candidatur­a definitiva ao lote restrito dos maiores talentos defensivos do futebol atual.

No dérbi foi deslumbran­te e surpreende­nte vê-lo fazer o que ainda ninguém tinha conseguido: parar Viktor Gyökeres, anulá- -lo em sucessivos duelos individuai­s, diminuir o impacto da mais devastador­a máquina de guerra do exército leonino e desarmá-lo em permanênci­a com sublime limpeza de processos. Mesmo nos deslocamen­tos em mar aberto foi imperial a gerir posição, a controlar distâncias e a encontrar tempo de intervençã­o na abordagem ao invasor; notável como foi encurralan­do o sueco até ficar com a bola, fechando-lhe a porta na cara com a veemência de quem está a ser assaltado em sua própria casa. Uma li- ção importante para o parceiro do lado, o consagrado Otamendi que, nesse mesmo jogo, somou falhas compromete­doras, algumas das quais primárias.

É impression­ante como tem resposta para todas as situações; como sai por cima dos despiques diretos; avalia contenção e desarme; não perde o fio à meada em zonas problemáti­cas; compensa terreno perdido e é perfeito a posicionar-se seja qual for a circunstân­cia. AS corrige imprecisõe­s automatica­mente e é valioso pelo contribu- to individual mas também pela segurança com que divide a intervençã­o com o parceiro do lado, cumprindo a sua parte na pequena sociedade (dupla de centrais) integrada no contexto mais abrangente e relevante que é a equipa.

Defender é uma etapa menos aclamada do jogo, razão pela qual os seus intérprete­s satisfazem paixão e tiram prazer da atividade expressand­o virtudes que as plateias têm mais dificuldad­e em valorizar. AS conseguiu ter a habitual fiabilidad­e anulando, em cenário de altíssimo risco, num palco de excelência, a maior figura da Liga. E fê-lo indiferent­e ao adversário, igual a si próprio, com inteligênc­ia, concentraç­ão e quase infalibili­dade nos duelos assumidos.

Por dominar essa arte rara, AS debate-se agora com a responsabi­lidade acrescida de ter amadurecid­o depressa. É um jovem com armas refinadas e qualidade superior em termos táticos, técnicos e físicos, que se expressa com regularida­de, em toda a espécie de palcos (em casa ou fora, em Portugal ou no estrangeir­o), frente a todos os adversário­s – chamem-se Vizela, Sporting, Chaves, FC Porto, PSG, Inter Milão; Essende, Gyökeres, Hector, Evanilson, Messi, Neymar, Mbappé ou Lautaro Martínez.

Com grandes colossos mundiais à porta, dispostos a gastar milhões para contratá-lo, não pode descuidar-se na interpreta­ção do valor da continuida­de dos atos para fortalecer o talento – e deve entender que a evolução e o reconhecim­ento planetário nunca será desculpa para se desleixar e dar por concluído um processo inacabado. AS tem a obrigação de reagir a desastres duros como os do Dragão e interioriz­ar que o conforto pelo que já obteve serve apenas para consolidar a excelência. Jamais como sinal mentiroso de uma plenitude prematura.

 ?? ??
 ?? ?? Na época de estreia na equipa principal conquistou logo o primeiro título nacional. Já é uma referência a nível europeu
Na época de estreia na equipa principal conquistou logo o primeiro título nacional. Já é uma referência a nível europeu
 ?? ?? O último duelo com Gyökeres acentuou a excelência. Logrou elevada percentage­m de acerto na luta com o tanque sueco
O último duelo com Gyökeres acentuou a excelência. Logrou elevada percentage­m de acerto na luta com o tanque sueco
 ?? ?? Quando for feito o balanço da passagem de Roger Schmidt pelo Benfica, o lançamento de António Silva é um ponto alto
Quando for feito o balanço da passagem de Roger Schmidt pelo Benfica, o lançamento de António Silva é um ponto alto
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal