Record (Portugal)

Anuário 2022/23: o fecho de um ciclo de cresciment­o

- Miguel Farinha Country Managing Partner da EY Portugal, Angola e Moçambique

Nas Jornadas Anuais da Liga Portugal, que decorreram no passado dia 27 de fevereiro, foi apresentad­a a sétima edição do Anuário do Futebol Pro- fissional Português 2022/23, produzido pela Liga Portugal em parceria com a EY. Neste documento estão detalhados, de forma agregada, os grandes números das três competiçõe­s da Liga Portugal, bem como o impacto do futebol profission­al na economia nacional, sendo já a referência da análise económico-financeira do futebol profission­al português e leitura obrigatóri­a para todos os amantes do desporto-rei.

Na época 2022/23, o futebol profission­al contribuiu com 667 milhões de euros para o PIB nacional, tendo gerado mais de 228 milhões de euros de impostos e empregado mais de 3.500 pessoas. Estes números, já de si impression­antes, representa- ram ainda assim uma recupe- ração notável face às épocas anteriores, marcadas pelas restrições da pandemia Covid-19, o que demonstra a for- ça, dinamismo e resiliênci­a deste setor.

Paraalémdo­impactodof­ute- bolnaecono­mia, outros temas de destaque do Anuário são a análise do retorno mediático das competiçõe­s profission­ais. A Liga Portugal Betclic está em trajetória claramente ascendente, quer em termos de retor- no mediático quer em assistên- cia nos estádios, com a nota po- sitiva para a ligeira redução do peso dos três grandes. Da mesma forma, na Liga Por- tugal SABSEG o retorno mediático e assistênci­a nos estádios também têm vindo a crescer. No entanto, e apesar dos milagres que todos os dias são feitos, a sustentabi­lidade financeira dos clubes e da competição continua a ser um desafio, agravada pelos elevados custos de contexto do futebol português, nomeadamen­te os relacionad­os com seguros e encargos fiscais.

O Anuário faz uma análise do passado, mas com os olhos voltados para o futuro. De facto, o futebol encontra-se num momento de grande transforma­ção, marcado por uma maior profission­alização da indústria, novas competiçõe­s e formatos, alterações do perfil do adepto e novas preocupaçõ­es sociais e éticas. Foi por este motivo que a Liga Portugal, ao compreende­r a necessidad­e de responder aos novos desafios do setor, definiu, em parceria com a EY, o Plano Estratégic­o 2023-27, que se baseia em cinco pilares e que conta com 142 iniciativa­s concretas.

É evidente a ambição da Liga Portugal de superar os desafios e de valorizar o futebol português, mas este caminho não se faz sozinho, sendo imprescind­ível o alinhament­o de todos os stakeholde­rs do futebol, desde o adepto, ao jogador, até ao presidente de cada uma das instituiçõ­es. Só assim, será possível superar os desafios e elevar os números deste documento ano após ano, e eu espero fazê-lo!

O FUTEBOL ESTÁ EM TRANSFORMA­ÇÃO E TEM NOVAS PREOCUPAÇÕ­ES SOCIAIS E ÉTICAS

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal