Record (Portugal)

ADEUS AO SÍMBOLO MINERVINO PIETRA

Lenda do Benfica morreu aos 70 anos, após uma vida quase toda pintada de encarnado

- FUTEBOL DE LUTO FILIPE ALEXANDRE DIAS NUNO MARTINS

Minervino Pietra, ex-internacio­nal e nome incontorná­vel da história do Benfica e do futebol português, faleceu ontem, aos 70 anos, vítima de doença prolongada. A notícia foi confirmada pelo emblema da Luz, escassos instantes após o desafio perante o Rangers, com o antigo lateral-direito e treinador-adjunto dos encarnados a ser considerad­o “um exemplo de dedicação e de enorme benfiquism­o, seja em campo ou na estrutura do futebol”.

Nascido em Lisboa, a 1 de março de 1954, Pietra foi das mais

PIETRA ENTROU NA LUZ EM 1976 E DEIXOU-A EM 2022. COMO JOGADOR CONQUISTOU ‘SÓ’ 11 TÍTULOS EM 1O TEMPORADAS

marcantes figuras do futebol nacional nas décadas de 1970/80, tendo iniciado a carreira no Belenenses. O defesa manteve-se no Restelo até ao verão de 1976, quando ingressou no Benfica, onde se consagrou com a conquista de 11 títulos (ver infografia em anexo), entre os quais 5 de campeão nacional – o ex-defesa ainda roçou a glória europeia, ao ser finalista da Taça UEFA, em 1982/83. Pela Seleção Nacional, Pietra foi internacio­nal A em 26 partidas e anotou um golo, anotado numa derrota frente à Suécia (1-2).

Depois de pendurar as chuteiras em 1986, Pietra passou para o banco. Começou como adjunto no Boavista, voltou ao Belenenses e depois foi técnico principal de Alverca, Juventude de Évora, Estoril e Barreirens­e. Mas voltou a ser o Benfica que Pietra tornaria a servir de forma duradoura, quer como técnico-adjunto, quer como observador, até que a doença, em 2022, o impediu de continuar a ser parte ativa dos encarnados, pelos quais se eternizou na memória coletiva. À família enlutada, Recorda presenta sentidas condolênci­as.

*

 ?? ?? LEGADO. Pietra eternizou-se como um exemplo de “dedicação e benfiquism­o”
LEGADO. Pietra eternizou-se como um exemplo de “dedicação e benfiquism­o”
 ?? ??
 ?? ?? ADORADO. Pietra foi referência entre os jogadores quando era adjunto
ADORADO. Pietra foi referência entre os jogadores quando era adjunto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal