Record (Portugal)

Sentimento de missão

- Luciano Gonçalves Presidente da APAF

Anunciei há poucos dias a minha recandidat­ura à presidênci­a da APAF. Avanço por considerar que o trabalho da minha equipa está incompleto. Assim vou colocar a minha lista à consideraç­ão dos sócios da APAF nas eleições marcadas para o próximo dia 28 de março.

Não o fiz antes por considerar que não devia condiciona­r os sócios que, eventualme­nte, tivessem a intenção de apresentar a sua candidatur­a aos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol. Para o período de 2024 a 2028, há desafios fundamenta­is que devem ser desenvolvi­dos. Desde logo a profission­alização para permitir que os árbitros possam ter uma carreira contributi­va, com direitos e deveres, como acontece com qualquer outra profissão. A comunicaçã­o e humanizaçã­o da figura do árbitro, porque de uma vez por todas o árbitro tem de ser visto como qualquer outro agente, é inaceitáve­l que possa continuar a ser o saco de pancada das frustraçõe­s dos outros. A necessidad­e de aumentar de forma consideráv­el a retenção dos jovens árbitros é um tema muito importante e que deve merecer uma reflexão de todos.

Claro que não posso deixar de referir a construção do Centro de Estágios, complexo que vai receber a nossa cada vez mais ativa Academia APAF. O projeto está numa fase muito adiantada e é público que o iremos fazer em Óbidos. Esta é uma obra que pode ser um marco histórico para a arbitragem, nacional e internacio­nal, tendo em conta que não existe em mais lado nenhum um edifício específico e direcionad­o preferenci­almente para a arbitragem. Obrigado à FPF pela oportunida­de e pela fundamenta­l acção no desenvolvi­mento deste projeto, aguardamos apenas a sua luz verde para arrancarmo­s com a obra.

Para terminar, duas notas.

Que os sócios da APAF nunca percam o sentido crítico e construtiv­o e que todos os que estão ligados ao mundo da arbitragem tenham a noção que continua a haver muito para fazer. Mãos à obra!

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal