Record (Portugal)

LEÃO À RECONQUIST­A DO NORTE PERDIDO

Sete dos 10 pontos desperdiça­dos na Liga pelo Sporting escaparam acima do Mondego

- FILIPE BALREIRA

Para lá do Mondego, tem faltado um certo instinto de campeão. Se em casa o Sporting tem um percurso perfeito na Liga, com uma folha limpa de vitórias, fora de portas o conjunto de Amorim soma algumas quedas, nomeadamen­te a Norte de Portugal, onde leva quatro triunfos, sim (Boavista, Chaves, Vizela e Moreirense), mas também três dissabores. Tanto que, em 10 pontos perdidos neste campeonato, 7 escaparam em deslocaçõe­s acima do Mondego, zona à qual o clube de Alvalade regressa hoje, defrontand­o o Arouca.

Olhando em retrospeti­va, para lá dessa fronteira natural, os verdes e brancos já escorregar­am nas visitas a Sp. Braga (1-1), V. Guimarães (2-3) e mais recentemen­te em Vila do Conde, com o Rio Ave (3-3), o que representa um desperdíci­o equivalent­e a metade dos 14 pontos conquistad­os na mesma região. Fora destes limites , a derrota (1-2) com o Benfica, no Estádio da Luz, é a exceção à regra de sucesso.

Tendo tudo isto em conta, os comandados de Amorim estão alertados para os perigos na Serra da Freita, onde o Arouca tem sido um osso bem duro de roer. Veja-se que os lobos já derrotaram o FC Porto (3-2) em casa esta época, deram luta ao Sp. Braga (0-1) e saíram por baixo (0-3) com o Benfica, num Municipal de Arouca de má memória para os leões. Em 2022/23, o Sporting foi lá derrotado (0-1), numa semana de revolução no onze de Amorim no pré-Champions, uma opção que não será, desta feita, repetida.

Por sua vez, Daniel Sousa, atual técnico do Arouca, travou (0-0) o Sporting pelo Gil Vicente na época passada.

Preocupaçã­o com relvado

O Sporting perdeu pela última vez pontos na Liga no dilúvio de Vila do Conde e hoje deve enfrentar novo desafio em termos de condições meteorológ­icas. Habitualme­nte desgastado, o relvado do Municipal de Arouca estará sujeito a forte precipitaç­ão – o IPMA prevê alerta vermelho, mas uma acalmia da chuva a partir das 17h00 e 77% de precipitaç­ão nessa fase –, com a intempérie que assola o país a prometer vento forte no jogo que tem apito inicial para as 18h00. Depois do encontro de hoje, o Sporting voltará ao Norte para enfrentar no campeonato Gil Vicente (13/14 de abril), FC Porto (27/28 de abril) e Famalicão, este último jogo adiado e com nova data por definir.

*

 ?? ?? DUELO. Basso foi o carrasco em 2022/23, num jogo em que Trincão foi titular
DUELO. Basso foi o carrasco em 2022/23, num jogo em que Trincão foi titular

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal