Record (Portugal)

Uma nova vida das Eurotaças

A transforma­ção das competiçõe­s europeias está aí a chegar e não faltam novidades. As principais são mesmo o fim das fases de grupos como eram até agora e o aumento do número de jogos

- JOSÉ ANGÉLICO

Em 1992 assistiu-se a uma revolução nas provas da UEFA com a introdução da fase de grupos na então Taça dos Campeões Europeus. Nascia, assim, a Liga dos Campeões. Agora, 32 anos depois, há mais uma grande transforma­ção, com um impacto profundo nas três competiçõe­s: Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferênci­a. A partir de 2024/25, acabam os grupos de quatro equipas, os jogos fora e em casa diante de três rivais distintos, a luta pelo 1.º, 2.º ou 3.º lugar do grupo para poder continuar ‘vivo’ na Europa. Se as pré-eliminatór­ias não terão grandes novidades, é depois que tudo muda. As 36 equipas participan­tes ficarão ordenadas numa tabela única em função do número de pontos obtidos nos respetivos jogos (oito em vez dos atuais seis) – os critérios de desempate serão a diferença de golos, golos

COM UMA CLASSIFICA­ÇÃO ÚNICA, OS OITO PRIMEIROS APURAM-SE PARA OS ‘OITAVOS’ E OS 16 SEGUINTES VÃO A UM PLAYOFF

marcados, etc... –, mas nunca o confronto direto, que pode nem existir. Os oito primeiros qualificam-se imediatame­nte para os oitavos de final; do 9.º ao 24.º lugar apuram-se para um playoff a duas mãos. E do 25.º até ao 36.º são logo eliminados, não havendo repescagem para outra competição, como acontecia até agora.

A UEFA já fez várias simulações em computador e, em média, o 24.º classifica­do teve 7,2 pontos, enquanto o 8.º ficou acima dos 17.

Valores que ajudam a ter uma ideia do que será preciso fazer para garantir a qualificaç­ão. A classifica­ção final acabará por ser crucial por causa do cruzamento seguinte. É que a UEFA vai introduzir um sistema parecido ao que é usado no ténis. Ou seja: o 9.º e o 10.º classifica­dos vão defrontar o 23.º ou 24.º; o 11.º e o 12.º enfrentam o 21.º ou o 22.º... e assim sucessivam­ente. Desta forma, ficar mais acima na classifica­ção da liga permitirá, à partida, um cruzamento mais fácil na fase a eliminar. Os vencedores do playoff irão depois seguir para os oitavos de final, onde se cruzam com as equipas que terminaram a fase de liga no top-8. Mais uma vez, será usada a classifica­ção final, num sistema de pares, para determinar os duelos dos ‘oitavos’. A partir daí, haverá um caminho definido até à final, sendo o sorteio apenas utilizado para determinar quem joga primeiro em casa e fora. Assim, os dois primeiros classifica­dos da fase de liga têm a garantia que não se cruzam antes da final.

*

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? SUCESSO. A Liga dos Campeões continuará a centrar as atenções no futebol europeu
SUCESSO. A Liga dos Campeões continuará a centrar as atenções no futebol europeu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal