Record (Portugal)

A próxima vitória

- Mauro Xavier Gestor

Com um ponto de desvantage­m para a liderança, a equação é simples para o Benfica: até ao fim do campeonato, temos de vencer mais jogos do que os nossos adversário­s diretos para chegar ao 39. Embora continue sem convencer do ponto de vista exibiciona­l, a equipa de Roger Schmidt conseguiu cumprir com a sua parte, somando mais três pontos importante­s na luta pelo título.

Este fim de semana assinalou, também, a introdução de uma nova medida na Liga, com as primeiras explicaçõe­s em direto no estádio das decisões dos árbitros. Embora todos concordemo­s que é necessário inovar, convém assegurar que as inovações se tratam de verdadeira­s melhorias e não apenas de operações cosméticas que visam legitimar injustiças.

Na estreia das explicaçõe­s por áudio, vimos Fábio Veríssimo a anular um golo legal no jogo entre Sp. Braga e Rio Ave. No dia seguinte, na Luz, tivemos direito a mais uma espetáculo absurdo. Depois de Manuel Oliveira ser chamado ao ecrã pelo VAR, o árbitro decide ignorar um pénalti claro e ainda brinda os adeptos com uma explicação lacónica. Fica, então, a dúvida: se não existe infração, qual a necessidad­e de o árbitro falar? Se o árbitro não utiliza o áudio para justificar a sua decisão, qual a utilidade deste sistema? Não basta inovar por inovar e, até agora, as inovações trazidas ao jogo não têm conseguido contribuir para a verdade desportiva.

ENQUANTO O BENFICA FOI PREJUDICAD­O, O SPORTING VOLTOU A SER BENEFICIAD­O

Embora as más exibições do Benfica não possam ser justificad­as pela arbitragem, esta foi mais uma jornada onde os árbitros foram protagonis­tas, tendo influência direta no desfecho dos jogos dos primeiros classifica­dos. Enquanto o Benfica foi prejudicad­o, em Arouca, o Sporting voltou a ser beneficiad­o, com o árbitro a não assinalar um pénalti para a equipa da casa, que poderia assim ter empatado o marcador. Com poucas jornadas por

disputar, não pode passar a valer tudo para afastar o Benfica do título. Embora a equipa seja capaz de jogar muito melhor, nesta fase do campeonato tal pouco interessa: a vitória mais importante é sempre a próxima.

P.S. – Muitas vezes uso este espaço para elogiar os adeptos do Benfica. Desta vez, deixo uma nota para condenar aqueles que insistem em interrompe­r jogos, em vez de apoiar a sua equipa. Não pode haver lugar para estes comportame­ntos na Luz.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal