Record (Portugal)

ESTRELAS EM LISBOA

Brigid Kosgei e Leonard Korir são nomes fortes da EDP Meia Maratona que se realiza amanhã

- ATLETISMO FÁBIO LIMA

çProntos para o grande dia! Os principais nomes da elite da EDP Meia Maratona de Lisboa mostraram-se, durante a apresentaç­ão da prova, otimistas e preparados para, amanhã, correrem os seus melhores tempos, naquela que é a mais rápida meia maratona do planeta no masculino (Jacob Kiplimo, 57:31).

A grande estrela é Brigid Kosgei. Antiga recordista mundial da maratona e ainda terceira mais rápida de sempre (2:14:04 horas), a atleta queniana de 30 anos não quis apontar diretament­e ao recorde mundial da meia maratona - que vale um bónus de 150 mil euros -, mas deixou a garantia de que vai dar tudo por um tempo bem rápido. “Estou muito feliz por estar aqui. Queria correr esta prova porque quero testar a minha velocidade para a Maratona de Londres em abril. O percurso é muito rápido e se o tempo estiver bom, vou tentar bater o meu recorde pessoal na meia maratona”, disse a atleta que tem como melhor marca 1:04.49.

A seu lado, o norte-americano Leonard Korir também apontou a um novo recorde pessoal, que poderá até acabar por ser um novo máximo nacional. Para consegui-lo, o atleta de 37 anos terá de melhorar em 10 segundos a sua atual marca (59:52). E foi mesmo por isso que, em fim de semana de Meia Maratona de Nova Iorque, decidiu vir a Lisboa: “Ouvi coisas muito boas sobre a corrida, que é muito rápida. Houve no passado atletas que correram muito rápido aqui, como o Jacob Kiplimo”.

Única portuguesa com marca de qualificaç­ão para a maratona dos Jogos Olímpicos, Susana Godinho partilhou os seus objetivos.

“Estive doente no início do ano. Estava com medo que não pudesse correr, mas consegui recuperar os treinos e espero bater o meu recorde pessoal”, disse a atleta de 31 anos, que tem como melhor marca as 1:10:53 horas. Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, revelou que os atletas de elite vão correr com uma faixa preta no braço, em homenagem ao queniano Kelvin Kiptum, que morreu em fevereiro num acidente de viação. “É uma forma de o homenagear”, disse Móia, revelando que nas várias provas do fim de semana participar­ão um total de 33.000 pessoas, entre as quais 10.000 estrangeir­as. *

 ?? ?? PRIZE MONEY. Bater o recorde do Mundo vale bónus de 150 mil euros
PRIZE MONEY. Bater o recorde do Mundo vale bónus de 150 mil euros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal