Record (Portugal)

COLAPINTO E DEFAY REIS EM PENICHE

Norte-americano e francesa sagraram-se vencedores do MEO Rip Curl Pro Portugal

- SURF JOÃO VASCO NUNES

O norte-americano Griffin Colapinto e a francesa Johanne Defay sagraram-se, ontem, vencedores do MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito mundial de 2024.

Duas vitórias com histórias bem diferentes. Se no caso masculino, Colapinto, de 25 anos, repetiu o triunfo que já tinha conseguido nesta etapa em 2022 e assumiu a liderança do ranking, no lado feminino Defay subiu à vice-liderança da tabela mundial, naquela que foi a primeira vez da história que um surfista europeu venceu em Peniche.

Após a realização de seis baterias pela manhã, que ajudaram a definir semifinali­stas masculinos e finalistas femininas, a ação em Supertubos foi interrompi­da e somente retomou pelas 15 horas para as grandes decisões da etapa portuguesa. Na primeira meia-final masculina o australian­o Ethan Ewing eliminou Crosby Colapinto, impedindo uma final entre irmãos. Na bateria seguinte, Griffin atirou para fora de prova o brasileiro Gabriel Medina, grande favorito ao triunfo. Depois de uma final feminina de ritmo baixo, em que foi já perto do fim que Defay somou 10,83 pontos, para superar os 5,50 da australian­a Tyler Wright, foi a vez de entrar na água o heat das decisões masculinas, com a liderança do ranking em jogo. Colapinto manteve-se eficiente e selou o triunfo com um tubo que lhe rendeu 9,67 pontos e um score de 17,94 contra apenas 11,13 de Ewing.

Esta foi a quarta vitória da carreira para o surfista norte-americano em etapas do World Tour, enquanto Defay, que ficou a menos de mil pontos da liderança da australian­a Molly Picklum, triunfou pela sexta vez. *

 ?? ?? FESTA. Supertubos encheu para ver as vitórias de Johanne Defay e Griffin Colapinto
FESTA. Supertubos encheu para ver as vitórias de Johanne Defay e Griffin Colapinto
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal