Record (Portugal)

Klopp dá a cara pelo seu pupilo

- VASCO BORGES

Desde o primeiro dia em Liverpool, que Darwin tem um fiel defensor. Nada mais nada menos do que o seu treinador, Jürgen Klopp, o qual muitas vezes tem dado a cara para defender o uruguaio nos momentos mais complicado­s. E que, outras tantas vezes, é o primeiro a elogiar-lhe as grandes exibições. Ainda na última semana, voltou a dedicar grande parte de uma conferênci­a de imprensa para falar do avançado, recordando o percurso neste último ano e meio. “A época de estreia dele foi mais do que satisfatór­ia. Teve de se adaptar à liga, ao país, ao clube. Ambientar-se à equipa. É um rapaz incrível que adora jogar futebol e transborda qualidade. A vida dos avançados não é fácil. Há alturas em que estão em grande, outras em que não marcam. O Darwin ainda não atingiu o seu pico, tem espaço para evoluir, mas já é uma ameaça constante às defesas”, atirou, elogiando ainda a evolução mental. “Agora tem a atitude certa para um avançado. Falha oportunida­des, com qualquer outro, mas não se incomoda com isso e continua a trabalhar. É por isso que atingiu uma boa marca de golos e tem muito mais para mostrar.”

O alemão nunca deixou que os períodos de ‘seca’ do ainda jovem avançado abalassem a confiança que tem no jogador. “Já marcou muitos golos esta época e não tenho dúvidas de que vai continuar a marcar. Desde que mantenha a capacidade que tem para aparecer nas zonas decisivas, está tudo bem. Ninguém precisa de se preocupar com ele”, argumentou depois de uma exibição sem golos frente ao Arsenal, em janeiro.

Quando Darwin marca, Klopp é o primeiro a destacar-lhe a veia goleadora. Quando falha, aparece a sublinhar todos os outros contributo­s que traz à equipa. “É um número 9, mas também pode jogar nas alas. Depende da estratégia que temos para cada adversário. Quando és avançado, a tua vida fica facilitada quando marcas muitos golos e é frustrante se precisas de cinco oportunida­des para marcar. Mas mesmo quando falha, o Darwin é uma ameaça, abre espaços e dá-nos opções”, destaca Klopp. *

 ?? ?? APOIO. Jürgen Klopp sempre teve fé no atacante
APOIO. Jürgen Klopp sempre teve fé no atacante

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal