Record (Portugal)

“A KIKA TEM MUITA HABILIDADE E INTELIGÊNC­IA”

A técnica de 43 anos, bicampeã francesa e conquistad­ora de uma Champions pelo Lyon, reencontra amanhã o Benfica que venceu por 5-0 duas vezes há dois anos e reconhece que gostava de ter a 10 das encarnadas na sua equipa

- MÁRIO DUARTE

Como é que vai ser este reencontro com o Benfica?

SONIA BOMPASTOR – Para mim, como treinadora do Lyon, mas também por ter raízes portuguesa­s, vai ser muito especial. Os meus pais são portuguese­s, tenho ainda a família da parte da minha mãe que está aí toda em Portugal e que também vai estar presente para o jogo. Mas defrontar novamente o Benfica vai ser um jogo muito difícil. Sabemos que é uma equipa que evoluiu muito e que subiu para outro patamar. O próprio futebol feminino português também está muito desenvolvi­do e a progredir bem. Estamos preparadas para dois jogos bastante difíceis. Vi os jogos do Benfica na fase de grupos e que foram capazes de empatar contra o Barcelona. Sei que também são capazes de nos vencer.

Nos outros dois jogos ganhou por 5-0, em França e no Seixal. Agora o encontro vai ser no Estádio da Luz. Tem um significad­o especial também de jogar ali naquele estádio?

SB – Sim, claro, o Estádio da Luz tem muita história. Em Portugal e

“O BENFICA EVOLUIU MUITO, EMPATARAM COM O BARCELONA E SEI QUE NOS PODEM VENCER. VÃO SER DOIS JOGOS DIFÍCEIS”

também aqui em França, toda a gente conhece esse estádio. Vai ser a primeira vez que o Benfica joga os quartos-de-final da Champions e jogar na Luz vai ser especial.

Espera repetir o resultado?

SB – Sim, mas jogámos com o Benfica há dois anos. Na altura, era uma equipa que começava a atuar na Liga dos Campeões e não tinha muita experiênci­a. Entretanto evoluiu. Tem agora jogadoras muito habilidosa­s. A Kika, a Jéssica Silva, que também conhecemos muito bem aqui no Lyon... Por isso, vai ser um jogo muito difícil.

Falou da Jéssica, que já jogou aí, mas também da Kika. Gostaria de a ter no Lyon?

SB – Sim, já falei disso na altura. A Kika é uma jogadora jovem, mas que tem muita habilidade. Está a progredir bastante bem, tanto com o Benfica, mas também com a Seleção Nacional. E, sim, é uma jogadora de quem eu gosto muito. Joga e faz jogar, é muito habilidosa com a bola e é uma jogadora que demonstra uma tremenda inteligênc­ia dentro de campo. É uma das atletas que faz a diferença no Benfica. E, por isso, o Lyon está de olho nela, mas julgo que muitos mais clubes na Europa também.

Pelo menos, em termos de estatuto, há ainda uma disparidad­e grande entre Lyon e Benfica, França e Portugal. Julga que essa diferença vai-se esbatendo? A evolução no futebol feminino português está a dar cartas?

SB – Sim, acho que a evolução do futebol feminino em Portugal está a ser muito efetiva e vai no rumo certo. Têm progredido bastante, alguns clubes mas também a Federação Portuguesa está a investir no futebol feminino e acho que os resultados estão à vista e só podem melhorar no futuro. Portugal teve uma primeira participaç­ão no Campeonato do Mundo, no ano passado, muito positiva, fez uma boa competição, deixou bons sinais e provou a evolução que está a ter. E o Benfica também está apurado para os quartos-de-final da Liga dos Campeões pela primeira vez e eu acho que esses resultados mostram que o futebol feminino português está a progredir e a ir numa boa direção. Para o ano, têm duas equipas na Liga dos Campeões...

*

 ?? ?? SONIA BOMPASTOR
SONIA BOMPASTOR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal