Record (Portugal)

Amor sem risco

- André Pinotes Batista Consultor de comunicaçã­o

R Das raras coisas que se podem escrever sobre Pedro Santana Lopes - que reunirão a concordânc­ia de quem o aprecia, dos seus detratores e, com elevado grau de probabilid­ade, do próprio - é o facto de o ex-Presidente do Sporting Clube de Portugal ser, em qualquer circunstân­cia, fiel ao seu próprio pensamento.

Esta semana, o homem que liderou o Sporting entre 1995 e 1996 extasiou os mares nunca serenos das redes sociais declarando – sem tibiezas – a seguinte brutalidad­e: Viktor Gyökeres não é inferior aos astros Kylian Mbappé e Erling Haaland.

Com recurso ao parco bom-senso que por ora ainda me resta, num momento em que todos os nervos futebolíst­icos se somam, reagi da única forma possível: sorrindo. Gargalhand­o, para ser inteiramen­te franco. E se, feitas as contas, sorrir é mesmo a forma mais saudável de discordar de alguém, a verdade é que feitas, literalmen­te, as contas o homem não está errado.

Declinemos então a aparente ilusão de Pedro em números. Gyökeres já empregou a máscara 36 vezes e distribuiu diamantes por 14 colegas. No total, entre golos e assistênci­as, o internacio­nal sueco soma 50, isto é, a cada 64 minutos de jogo as redes tremem – direta ou indiretame­nte – por sua diligência. Todo este tanto para lá dos intangívei­s , que por definição estatistic­amente não se apuram, e que vão desde o sorriso da minha pequena filha, à febre global do ritual da máscara ou a forma intrépida como ora embala colegas, ora polvoriza a ansiedade de multidões.

Detenhamo-nos então nas estrelas maiores do futebol mundial. Em Paris, Mbappé totaliza 38 golos e oito assistênci­as e, em Manchester, Haaland contabiliz­a 29 golos e seis assistênci­as. Esta é, aliás, a verdade em números.

Neste momento, em que qualquer Sportingui­sta experiment­ado finge não calar no peito um medo que lhe é familiar, vale a pena deixar por escrito que, na pior das hipóteses, Santana Lopes está apenas tão insano como todos nós.

Olhando aos números, loucos são somente aqueles que não se renderam às evidências. O resto da discussão deixemo-la aos sábios que organizam, anualmente, cerimónias em que Messi é laureado mesmo sem jogar.

NA PIOR DAS HIPÓTESES, SANTANA LOPES ESTÁ APENAS TÃO INSANO COMO TODOS NÓS

O nosso ídolo tem melhores números e o condão de ser o melhor psicólogo que milhões de sportingui­stas já contratara­m. Fim de discussão.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal